Epicondilite medial ou Cotovelo de golfista: Prevenção e Tratamento
Se você pratica esportes ou exerce alguma atividade laboral que requeira esforços repetitivos, que sobrecarregam os músculos flexores do antebraço, tome cuidado! Você pode desenvolver uma dor persistente no cotovelo e isso pode ser sinal de uma lesão. Pode ser epicondilite medial! Vamos saber mais sobre isso?
EPICONDILITE MEDIAL OU COTOVELO DE GOLFISTA?
Cotovelo de golfista ou epicondilite medial é, basicamente, a inflamação nos tendões dos flexores do punho e do antebraço. Esses tendões são responsáveis por movimentos que fazemos diariamente, como dobrar os dedos e os punhos, e girar a palma da mão para baixo.
A epicondilite medial é conhecida como cotovelo de golfista devido à alta incidência entre os praticantes desse esporte, cujos movimentos podem comprometer seu cotovelo. A epicondilite medial atinge por volta de 0,5% da população, principalmente pessoas ativas e com idades entre 45 e 55 anos.
LEIA MAIS SOBRE O QUE É A EPICONDILITE MEDIAL
CAUSAS E FATORES DE RISCO
A causa principal da epicondilite medial é a sobrecarga repetitiva dos músculos flexores do antebraço, seja no esporte ou em afazeres profissionais ou domésticos. Após certas atividades repetidas e exaustivas, lágrimas microscópicas podem se formar no tendão. Ao longo do tempo, essas lágrimas causam inchaço do tendão e dor.
Os fatores de risco (aquilo que aumenta de sofrer da lesão) da epicondilite medial são:
-
Movimentos repetitivos;
-
Desequilíbrio muscular;
-
Falta de flexibilidade muscular;
-
Idade avançada.
PREVENÇÃO E TRATAMENTO
A prevenção é feita, principalmente, quando você detecta quais são os movimentos repetitivos que possam estar causando essa lesão e passa a evitá-los ou procura formas mais seguras de executá-los.
Uma solução eficaz é o uso das órteses Bauerfeind!
No caso da epicondilite medial, temos um modelo projetado especificamente para auxiliar na prevenção e no tratamento dessa lesão. A órtese da suporte, alivia as dores e acelera o processo de recuperação.
A Cotoveleira Epitrain Bauerfeind proporciona o alívio que você necessita quando os tecidos do seu cotovelo estão tensos, doloridos, inflamados ou inchados.
Com o movimento do braço, o tecido em 3D com pads estabilizadores estimula os músculos, auxiliando na recuperação. A cotoveleira EpiTrain Bauerfeind faz massagem através da compressão, aliviando a dor, ativando a musculatura, reduzindo inchaço e estabilizando a articulação.
Por se adaptar a cada movimento, o tecido em malha não escorrega nem te machuca. Pensando nisso, o tecido é sempre mais elástico e macio nas bordas do produto. Nosso tecido não irrita a pele como o neoprene. E por ser respirável ele mantém a umidade afastada da pele, prevenindo contra o superaquecimento.
A Faixa para Cotovelo EpiPoint massageia tecidos inflamados durante os exercícios e estimula o metabolismo, acelerando a redução do inchaço. Essa órtese tem um elástico com velcro que ajuda a compressão a atuar na área desejada, reduzindo a tensão sobre o tendão.
-
Cotoveleira EpiTrain
A cotoveleira EpiTrain Bauerfeind faz massagem através da compressão, aliviando da dor, ativando a musculatura, reduzindo inchaço e estabilizando a articulação.
-
Faixa para Cotovelo EpiPoint
A Faixa para cotovelo EpiPoint Bauerfeind massageia tecidos inflamados durante os exercícios e estimula o metabolismo acelerando a diminuição do inchaço.