Como tratar a capsulite adesiva?
A capsulite adesiva, ou como é popularmente conhecida, “ombro congelado”, é uma lesão que causa dor intensa e paralisante trazendo um grande transtorno para sua rotina. Vamos entender o que é e as formas de tratar?
O QUE É?
A capsulite adesiva é um quadro que se caracteriza pela limitação dos movimentos e dor intensa no ombro, que pode persistir por meses e até anos. Esta lesão é provocada por uma inflamação da cápsula que reveste a articulação do ombro.
Pode ocorrer também em pacientes que tenham permanecido por um longo período com o ombro imobilizado ou sofram com hérnia disco cervical, e geralmente o ombro acometido é o oposto ao do braço dominante.
Não existe uma causa definida para a doença, mas há alguns gatilhos como traumas, esforço repetitivo ou imobilização por longos períodos, que podem favorecer o aparecimento dessa lesão. Ela ainda pode surgir de forma espontânea e sem nenhuma causa aparente, portanto é bom ficar atento aos primeiros sinais dos sintomas.
COMO TRATAR A CAPSULITE ADESIVA?
A capsulite adesiva tem um ciclo de ação no organismo, passando por três fases diferentes: a fase aguda ou inflamatória, a fase de rigidez ou congelamento e a fase de descongelamento. Esse ciclo pode durar por meses ou até anos, mas a boa notícia é que ela é curável. É possível a recuperação completa da mobilidade.
Como a capsulite adesiva é uma inflamação, o tratamento inicial é baseado em medicamentos anti-inflamatórios e analgésicos para o controle da dor e do processo inflamatório. Terapias como a fisioterapia e a aplicação de gelo e/ou calor alternados também podem trazer bons resultados. Em casos mais persistentes a infiltração de medicamentos pode ser indicada e, em último caso, a cirurgia.
É POSSÍVEL PREVENIR A CAPSULITE ADESIVA?
Essa pergunta não é simples de se responder pois como vimos anteriormente, não se sabe exatamente como a capsulite adesiva se desenvolve. Mas há algumas medidas que você pode tomar, já que sabemos que doenças como o diabetes e problemas de tireoide podem ser fatores de risco:
-
Faça exames preventivos regularmente para checar as taxas de glicose e hormônios no seu organismo;
-
Movimente-se! A rotina sedentária pode aumentar as chances de desenvolver esta lesão. Exercícios como alongamento e musculação podem ajudar muito.
-
Faça uso de órteses ortopédicas, elas aliviam a dor, melhoram a dinâmica dos movimentos, auxiliam na recuperação durante o tratamento e proporcionam segurança durante os movimentos.
VOCÊ JÁ CONHECE A OMBREIRA OMOTRAIN?
A Ombreira OmoTrain possui um desenho único direcionado para guiar e posicionar a articulação do ombro, garantindo redução da carga nos músculos e livre movimentação. A ombreira OmoTrain é fácil de vestir devido à sua elasticidade. Se posiciona corretamente devido aos seus straps flexíveis.
A ombreira OmoTrain ajuda a realizar movimentos como, por exemplo, levantar o braço. Tanto as costas como o peitoral continuam livres, mantendo o conforto da órtese.
A redução de dor proporcionada pela órtese é atingida durante a movimentação. Durante o movimento, a OmoTrain ativa os músculos e realiza uma massagem intermitente. Um pad removível pode ser posicionado sobre um ponto de dor aguda para aumentar este efeito.
Cuide-se! Movimente-se! E se precisar da Bauerfeind, estamos aqui para auxiliá-lo.
-
Ombreira OmoTrain
A Ombreira OmoTrain foi projetada para fornecer suporte, estabilidade e alívio da dor no ombro durante as atividades do dia a dia ou esportivas.