Lesão do Ligamento Cruzado Posterior(LCP): Como prevenir?

Sabemos que joelho é uma articulação muito exigida durante a prática esportiva, pois é responsável por suportar cargas e garantir flexibilidade suficiente para transmitir energia cinética para os movimentos. Por este motivo, a articulação do joelho é suscetível a uma série de lesões entre elas a Lesão do LCP (abreviação de Ligamento Cruzado Posterior). Neste post, falaremos mais sobre como prevenir essa lesão.

Sabemos que este ligamento é uma estrutura do nosso organismo muito semelhante a uma tira resistente de tecido fibroso que tem como função ligar ossos. O LCP, assim como o LCA, é um dos quatro principais ligamentos internos do joelho e trabalha em conjunto com o LCA (ligamento cruzado anterior) ligando o osso da coxa (fêmur) e o osso maior da perna (tíbia).

A função principal dessa estrutura é dar estabilidade ao joelho, e controlar os movimentos rotacionais. É constituído de duas faixas inseparáveis de tecido fibroso. A anterolateral fica tensionada quando o joelho está dobrado e a posteromedial, quando o joelho está esticado.

E, é justamente por estes dois ligamentos cruzam-se entre si no meio do joelho - em forma de “X” - que eles recebem o nome 'cruzado'. Essa disposição dos ligamentos impede a rotação posterior da tíbia em relação ao fêmur e ajuda a prevenir a rotação externa da tíbia, protegendo essa estrutura.

 

LEIA TUDO SOBRE O LIGAMENTO CRUZADO POSTERIOR (LCP)



A lesão pode ocorrer por várias causas, como quedas, entorses, joelho varo, joelho valgo, porém a causa mais comum do LCP é o impacto direto na parte frontal da tíbia, principalmente quando o joelho está dobrado em 90°. Geralmente, esse tipo de trauma frontal acontece praticando um esporte ou num acidente de carro.

Portanto, redobre os seus cuidados enquanto praticar as suas atividades físicas pois a prevenção é sempre o melhor remédio.

A Bauerfeind tem algumas dicas para ajudar a prevenir as lesões do joelho relacionadas com a prática de esportes:

• Faça aquecimento e alongamento antes de participar de atividades esportivas;
• Fortaleça os músculos que rodeiam o joelho através de um programa de condicionamento físico dirigido para cada indivíduo;
• Evite o aumento rápido na intensidade do programa de treino;
• Use calçados confortáveis que proporcionem um bom apoio e se adaptem bem aos pés e ao esporte;

E a nossa dica especial: Faça o uso de órteses esportivas que ajudem a estabilizar o joelho durante a prática! A Bauerfeind possui uma linha de produtos que podem auxiliar na prevenção e recuperação das lesões de joelho.




Joelheira Ortopédica GenuTrain S Bauerfeind!

Ela é uma órtese é que possui um nível de suporte diferenciado, contém barras laterais e almofada resistente para inserir a patela e mantem a área estável e confortável. O joelho é estabilizado e a mobilidade não é afetada.

A GenuTrain S é uma órtese que fornece suporte seguro para o joelho, graças às barras laterais e o sistema de alças ajustáveis. Essa combinação fornece suporte seguro para o joelho, e o material respirável e de toque macio, com o qual ela é confeccionada, garante o seu total conforto.

 

 

 

 

O pad viscoelástico e que envolve a área da patela a mantém centrada, realizando um efeito massageador que ativa os músculos e estimula a circulação.



Joelheira Ortopédica GenuTrain S Pro Bauerfeind

A joelheira ortopédica GenuTrain S Pro utiliza compressão médica para estimular a circulação, reduzindo a dor, inchaço e fadiga no músculo, usando uma combinação de barras laterais e um sistema de cintas ajustáveis, que estabilizam o joelho sem limitar a mobilidade.

 

 

 

 


O pad viscoelástico incorporado a joelheira ortopédica GenuTrain S Pro envolve a patela, para que ela fique centralizada, proporciona a compressão intermitente permitindo a melhora da circulação, redução de qualquer inchaço ou edema. É indicada para casos pós-cirúrgicos em que há necessidade de limitação dos movimentos do joelho na flexão ou na extensão.


Lembre-se:
Compressão Médica + Massageamento = redução de inchaço, dor e irritação.

 

 

 

 

 

Voltar para o blog