Instabilidade Crônica do Tornozelo: O que é e como tratar?

Você já sentiu algum tipo de insegurança nos seus tornozelos ao caminhar ou correr? Aquela sensação de instabilidade, que pode vir acompanhada de dor e inchaço, e que faz você ficar atento porque sente a oscilação nos seus passos? Saiba que podem ser sinais de uma lesão chamada Instabilidade crônica do tornozelo.


A Instabilidade Crônica do Tornozelo surge como uma complicação ou sequela comum após entorses mais severas de tornozelo. Contudo, isso não quer dizer que um episódio de entorse possa levar à forma mais grave da lesão, o que agrava o quadro é a sucessão de entorses que passam a comprometer os ligamentos que estabilizam esta articulação.

 

LEIA TUDO SOBRE OS GRAUS DO ENTORSE NO TORNOZELO



Desconforto, dor, ruídos crepitantes e inchaço nos seu tornozelo, que chegam acompanhados daquela sensação incômoda de que a qualquer momento você pode pisar em falso são os principais sintomas da Instabilidade Crônica do Tornozelo. Você caminha, corre e sente uma instabilidade que tira a sua sensação de segurança para executar os movimentos.

Os sintomas iniciais geralmente aparecem durante a prática de atividades físicas, especialmente as que têm alto impacto e mudanças bruscas de direção. A Instabilidade Crônica do Tornozelo é uma lesão progressiva, e à medida que se desenvolve as torções podem acontecer com mais facilidade, inclusive em atividades do dia a dia. Se não tratada com a devida atenção, pode evoluir para formas mais severas.



Instabilidade crônica do tornozelo x Entorse de tornozelo

Como dissemos anteriormente, um episódio isolado de entorse não vai levar à evolução para uma lesão crônica. Este quadro somente se agravará se as entorses acontecerem de forma contínua, já que este é o fator que leva ao afrouxamento dos ligamentos e consequentemente à instabilidade crônica.

Quando a progressão da lesão acontece, ela não regride, ou seja, uma vez que tenha ocorrido o afrouxamento dos ligamentos eles não voltarão a sua forma normal. Neste caso há somente duas opções, que são avaliadas pelo médico de acordo com cada caso.

Nos casos mais graves a cirurgia é recomendada para reconstruir ou reparar os ligamentos, através de procedimentos minimamente invasivos como a artroscopia, por exemplo.

Se a opção foi pelo tratamento conservador ou não cirúrgico, é prescrito o uso de medicamentos, tratamento fisioterápico com o foco em fortalecer a musculatura ao redor do tornozelo e a proteção dos ligamentos, seja por meio de esparadrapagem ou o uso de órteses.

Para os casos de Instabilidade Crônica do Tornozelo, a Bauerfeind possui três opções para ajudá-lo no tratamento, nos processo de recuperação e na prevenção dessa lesão.


A Tornozeleira Malleotrain Bauerfeind é o modelo indicado para casos menos severos. Ela reduz o inchaço e alivia a sua dor. Além disso, dá força e estabiliza o tornozelo e seus ligamentos, melhorando também a circulação. O tecido em malha adapta-se ao formato do tornozelo e proporciona a compressão necessária, sem machucar. A cada movimento, dois pads de silicone realizam uma massagem intermitente. 



 

 

 

A Tornozeleira MalleoLoc L Bauerfeind é o modelo mais indicado para casos de instabilidade mais aguda. Se o seu tornozelo apresenta instabilidade crônica, inchaço ou precisa de tratamento conservador, a tornozeleira ortopédica MalleoLoc L é uma órtese que proporciona a estabilização unilateral do tornozelo sem restringir muito seus movimentos. Ela protege contra torções rápidas, estabiliza o tornozelo, alivia os ligamentos externos e ainda pode ser utilizada com qualquer sapato.



 

 

Já a Tornozeleira Airloc Bauerfeind é o modelo indicado para as lesões graves e para o pós-operatório. A Airloc foi desenvolvida para estabilizar o tornozelo no calçado, por exemplo, após uma lesão aguda do ligamento capsular. As conchas de plástico acomodam-se anatomicamente ao tornozelo proporcionando estabilidade, conforto e segurança ao caminhar. As almofadas insufláveis permitem que a órtese seja ajustada ao grau de inchaço. Ela é fácil de vestir, pode ser usada confortavelmente com seus calçados e é feita em uma malha de tecido respirável e confortável.

 



Todos os nossos produtos são desenvolvidos para atender as suas necessidades e proporcionar a segurança dos seus movimentos e o alívio das dores causadas por lesões.








Voltar para o blog