Artrose no joelho: como identificar e tratar

Saiba como identificar e tratar artrose no joelho.
A artrose é um tipo de lesão grave que pode acometer todas as articulações e, uma das mais comuns é a da articulação do joelho.
Conheça alguns sinais da artrose:
- Dor no joelho. Após esforços físicos. Essa dor pode melhorar com o repouso. Em fase mais avançada, as dores podem impedir o indivíduo de dormir à noite;
- Rigidez ao se levantar da cama de manhã ou após longos períodos de repouso. Geralmente, passa após 30 minutos ou quando começam as atividades normais do dia;
- Presença de estalos no movimento
- Inchaço e calor. Geralmente na fase inflamatória;
- Sensação de aumento de tamanho do joelho. Essa sensação deve-se ao crescimento dos ossos ao redor do joelho;
- Movimentos mais limitados. Dificuldade ao esticar o joelho totalmente
- Dificuldade em apoiar a perna no chão;
- Músculos da coxa mais fracos e mais atrofiados. Nestes casos é muito comum que os dois joelhos sejam afetados, mas seus sintomas podem ser diferentes de um para o outro e isto se deve ao grau de comprometimento de cada articulação.
Possíveis causas da artrose
As principais causas da artrose no joelho podem ser:
- Desgaste natural da articulação, que ocorre devido à idade;
- Estar muito acima do peso;
- Traumatismo direto, como cair de joelhos, por exemplo;
- Doença inflamatória associada ao uso indevido da articulação.
A artrose afeta principalmente pessoas com mais de 45 anos mas, se o indivíduo estiver muito acima do peso ou ter sofrido alguma lesão, ou ainda sofrer com doença inflamatória, pode desenvolver a artrose ainda jovem.
Pessoas com artrose no joelho podem sentir mais dor durante o inverno ou durante a mudança brusca de temperatura. Apesar da ciência ainda não conseguir esclarecer porque isso pode acontecer, existem 4 possíveis explicações para este fato. Saiba quais são eles clicando aqui.
Tratamento para artrose
Joelheira Ortopédica GenuTrain A3 Bauerfeind – Auxílio ao tratamento da Artrose
Muitos médicos ortopedistas encontram na joelheira ortopédica GenuTrain A3 a ajuda necessária para o tratamento da artrose. Esta joelheira tem como sua principal qualidade a grande almofada de silicone que envolve a patela (rótula) e diminui a tensão nos tendões, aliviando as dores.
Junto com o tratamento adequado, ela fornece o conforto necessário para caminhadas e exercícios de fortalecimento necessários para o alívio da dor.
Disponível em seis tamanhos para cada lado, esta joelheira é considerada a melhor órtese do mundo para o tratamento de Artrite e Artrose do joelho. Trata-se da mais alta tecnologia alemã aplicada para seu conforto.
Fisioterapia
A fisioterapia para artrose no joelho deve ser realizada preferencialmente todos os dias, nos momentos de maior dor. O fisioterapeuta deverá avaliar a articulação e traçar o melhor tratamento, respeitando as limitações do indivíduo. Nas sessões pode-se utilizar aparelhos anti-inflamatórios, exercícios de alongamento muscular e de fortalecimento.
Exercícios para artrose
Alguns exemplos de exercícios para artrose no joelho são o alongamento dos músculos das pernas, que pode ser feito sozinho pelo próprio paciente ou com a ajuda do fisioterapeuta, e andar de bicicleta. Mas, é importante que seja o fisioterapeuta a indicar estes exercícios, pois, quando realizados de forma errada ou quando a articulação ainda encontra-se muito dolorida, eles podem agravar a doença.
Veja alguns exemplos nesse vídeo:
LEIA EM NOSSO BLOG TAMBÉM TUDO O QUE VOCÊ DEVE SABER SOBRE ÓRTESES PARA ARTROSE DO JOELHO!