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27/07/2023

Como prevenir a Síndrome da Banda Iliotibial?

Uma das lesões mais comuns em esportes como, por exemplo, a corrida e o ciclismo, é a Síndrome da Banda Iliotibial, ou “tendinite de corredor”. Outras atividades que tenham por característica movimentos repetitivos também podem causar essa lesão tão incômoda. Mas você sabe como prevenir a Síndrome da Banda Iliotibial?


O QUE É A SÍNDROME DA BANDA ILIOTIBIAL?

Primeiramente vamos entender o que é essa lesão. A síndrome da banda iliotibial é uma lesão causada por esforço repetitivo que afeta o ligamento que se estende ao longo da parte externa da perna, unindo o quadril ao joelho. Essa lesão causa dor sempre que a perna é levantada, especialmente ao subir e descer escadas. É uma lesão bem comum, e geralmente bem dolorosa.

Como esta lesão acontece devido a um processo inflamatório agudo no ligamento, ela não é uma lesão permanente; há opções de tratamentos. Mas a melhor notícia é que há formas de prevenir a Síndrome da Banda Iliotibial!

Mas fique atento, essa é uma lesão que requer um tratamento completo, ela não desaparecerá sozinha com o tempo como outras lesões. Portanto a prevenção ainda é o melhor investimento que você pode fazer.

LEIA MAIS SOBRE O QUE É A SÍNDROME ILIOTIBIAL!
 

A QUESTÃO É: COMO PREVENIR A SÍNDROME DA BANDA ILIOTIBIAL?

Há algumas medidas práticas que você pode tomar para prevenir a Síndrome da Banda Iliotibial. São dicas úteis para gerenciar os sintomas de dor quando eles aparecer e também para reduzir o risco de sua ocorrência.

  • Adeque seus movimentos - Refinar sua técnica de corrida, quando você pratica esportes, pode reduzir a tensão na faixa iliotibial, e permitir menos tensão na perna em geral.

  • Olhe bem por ande anda - Se você é corredor, precisa saber que o terreno em que você corre tem um grande efeito sobre seus joelhos e os músculos conectados a eles. Sempre que possível, opte por terrenos macios, como grama e trilhas de terra.

  • Escolha o calçado adequado - E use palmilhas feitas sob medida, que são feitas para corrigir sua pisada, e são feitas após um exame que detalha as zonas de maior pressão no seu pé.

  • • Fortaleça seus músculos e articulações - Com o auxílio de um profissional, siga um programa que permita a prevenção de lesões e aumente seu rendimento.


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A joelheira possui o mecanismo de “strap” corretivo, a almofada em formato de anel deixa a patela segura em uma posição natural e confortável, prevenindo qualquer instabilidade ou torção. Além disso, ela exerce compressão moderada, o que promove massageamento muscular e redução de inchaço e dor, ajudando a relaxar os músculos para promover o alívio da dor.
 

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Palmilhas sob medida que são feitas para corrigir sua pisada, e são feitas após um exame que detalha as zonas de maior pressão no seu pé. Além de serem flexíveis, seu núcleo inovador suporta os arcos dos pés e permitem um movimento natural entre os calcanhares.