Como tratar a Rizartrose: Artrose do Dedo Polegar

A Rizartrose é um problema cada vez mais frequente no mundo moderno. O uso excessivo de equipamentos eletrônicos como tablets, celulares e teclados, que exigem a movimentação dos dedos, pode ser a causa do número crescente deste problema. Acompanhe o artigo para saber como tratar.

Rizartrose é a artrose que atinge a articulação da base do polegar, ou seja, o desgaste da articulação. Até pouco tempo acreditava-se que a Rizartrose estava associada ao avançar da idade mas, novos estudos indicam que a mudança de hábitos é o fator preponderante para o aparecimento dessa lesão.

 

O que é

Na região dos nossos polegares situa-se a articulação metacárpica. Essa estrutura permite a amplitude de movimentos: movimentação para cima, para baixo e o movimento de pinça.

Em seu estado normal, essa articulação é revestida por uma cartilagem íntegra e lubrificada, que protege as articulações dos atritos, mas quando há desgaste e degeneração ou o uso excessivo, pode surgir a limitação dos movimentos e uma dor incapacitante. Entre as principais causas estão os fatores genéticos, traumas decorrentes de fraturas, uso exacerbado e repetitivo que geram sobreuso dessa articulação.

LEIA MAIS SOBRE O QUE É E O QUE PODE CAUSAR A RIZARTROSE 

 

 

Principais sintomas e como tratar

Na fase inicial você pode sentir uma sensação de travamento ou inchaço nas juntas. Se nenhuma medida for tomada, com o tempo aparece a dor na base do polegar que aumenta conforme a repetição de movimentos como agarrar, pinçar e movimentos de torção.

A partir disso, atividades comuns como escrever, tocar instrumentos ou usar o mouse tornam-se muito doloridas. A dor pode ser espontânea, forte e de intensidade variável.

A doença evolui lentamente, e algumas alternativas podem ser úteis para minimizar as dores e a limitação dos movimentos. Como opções de tratamento conservador, não cirúrgicas, aplique gelo no local, isso pode aliviar o incômodo; faça uso de anti-inflamatórios prescritos pelo profissional especialista; reduza dos movimentos que desencadeiam as dores.



A ÓRTESE QUE AJUDA A ALIVIAR AS DORES E DAR ESTABILIDADE AO POLEGAR

Para sua recuperação, você também pode utilizar uma órtese que ofereça suporte e repouso à base do polegar. E nesse sentido, a Bauerfeind tem a solução perfeita para você! Temos uma órtese especialmente projetada para proporcionar o alívio das dores e colaborar com o tratamento dessa dor tão incômoda. Conheça a Rhizoloc Bauerfeind!


Estabilizador de Polegar Ortopédico Bauerfeind Rizartrose

O estabilizador do polegar RhizoLoc é uma órtese que imobiliza a base do polegar e as primeiras articulações do dedo após lesões nas articulações como entorse nos ligamentos colaterais ou para indicações de osteoartrite (Rizartrose – artrose da primeira articulação carpometacarpiana).


 

 


Essa órtese oferece:

• Conforto;
• Estabilidade;
• Praticidade – é fácil de colocar e tirar;
• Segurança.


Facilmente colocada e retirada pelo paciente, a RhizoLoc adapta-se a posição anatomicamente correta e confortável na mão para uma terapia eficaz. Ela é adaptada ao tamanho individual do polegar do paciente por meio da tira ajustável.

O material respirável com seus poros integrais permite que o ar circule, evitando assim que a pele embaixo fique suada ou irritada durante o uso.





Voltar para o blog