Instabilidade do ombro: Como prevenir e tratar?

Você sabia que a instabilidade do ombro é um dos problemas que tem mais incidência, e que pode gerar vários transtornos para a saúde dos pacientes? Acredita-se que isso ocorra em função do número crescente de praticantes de atividades físicas, mas outros fatores também podem estar envolvidos. Vamos entender isto melhor?

O ombro, é uma articulação que possui grande propensão a sair do lugar. A sua própria anatomia é um fator que colabora para que esta lesão aconteça. E apesar desta estrutura ser a que possui maior liberdade de movimentos no nosso organismo, é necessário que você fique atento e tome todos os cuidados preventivos para evitar esta lesão.

 

O que pode causar a instabilidade do ombro?

Há duas causas principais para que isto aconteça:

• Causas traumáticas: que acontecem quando por exemplo a pessoa sofre algum acidente que afeta a área, um queda súbita ou durante a prática de esportes de contato.

• Causas atraumáticas: que ocorrem devido a lesões prévias mal curadas, frouxidão ligamentar ou alguns esportes sem contato como a natação e o tênis que exigem muito dessa articulação.

Quando esta lesão aparece costuma ser muito dolorosa e até mesmo incapacitante em alguns casos. É importante buscar atendimento médico para fazer o diagnóstico correto, e lembre-se: o ombro não deve ser colocado de volta no lugar sem acompanhamento de um profissional, os resultamos desta ação podem ser muito prejudiciais para sua saúde.

 

Como prevenir e tratar a instabilidade do ombro

Em poucas palavras podemos que dizer que a prevenção desta lesão está associada aos cuidados que você deve tomar ao realizar exercícios, sua prática esportiva ou até mesmo movimentos do seu dia a dia.

A quantidade de carga e de repetições de movimentos que você faz podem ser controladas por você. Fique atento se o esforço que você faz é proporcional ao que a sua musculatura suporta. Fora isso, exercícios de fortalecimento, alongamentos e hidroginástica, por exemplo, são ótimas formas de prevenir esta lesão. O uso de órteses também podem auxiliar muito na prevenção, visto que dão mais estabilidade a estas estruturas.

Os tratamentos, como a maioria das lesões, são divididos primordialmente em não cirúrgicos e cirúrgicos, dependendo da gravidade da lesão.

Os tratamentos conservadores abrangem a fisioterapia e exercícios de propriocepção , sempre orientados por um profissional. O objetivo desta modalidade de tratamento é restaurar gradualmente as funções do ombro, buscando o fortalecimento muscular e a funcionalidade dos movimentos.

A cirurgia somente é indicada em casos mais graves, em pacientes com instabilidade persistente e sem resposta positiva ao tratamento conservador.

 

Como a Bauerfeind pode ajudar você?

Temos um produto especialmente projetado para ser utilizado tanto nos procedimentos de prevenção quanto de tratamento.

Ombreira OmoTrain Bauerfeind

Conheça a Ombreira OmoTrain, ela é a órtese indicada para tratar a instabilidade no ombro porque possui vários benefícios no seu tratamento. A OmoTrain possui um desenho único direcionado para guiar e posicionar a articulação do ombro, garantindo redução da carga nos músculos e livre movimentação. É fácil de vestir devido à sua elasticidade, e posiciona corretamente devido aos seus straps flexíveis.

 

 

 

 

Além disso, a OmoTrain auxilia na redução de dor e ativa os músculos durante os movimentos, realizando uma massagem intermitente. Um pad removível pode ser posicionado sobre um ponto de dor aguda para aumentar este efeito.

Está esperando o que para obter todos estes benefícios?

Não “dê de ombros” para a dor. Obtenha alívio com a OmoTrain.

Voltar para o blog