Como prevenir as lesões no voleibol?

O voleibol é um esporte muito dinâmico que exige movimentação rápida, com impulsionamentos, saltos e movimentos de explosão. Por este motivo é tão suscetível ao aparecimento de lesões. Vamos saber como prevenir as principais lesões no voleibol?

A movimentação do voleibol exige que o corpo execute movimentos repetitivos e que causam alto impacto em diferentes partes do corpo, fato que pode ocasionalmente resultar em lesões. Os saltos, agachamentos e mergulhos para pegar a bola são atividades que afetam diretamente os membros inferiores. Já os bloqueios, cortadas, saques e recepção da bola exercem impacto nos membros superiores.

As lesões na coluna, ombros e joelhos estão entre as mais comuns, mas é possível que ocorram também lesões nas mãos, tornozelos e pés. Além da lombalgia que pode surgir em decorrência da grande carga explosiva que os saltos demandam e da repetição contínua desse movimento durante as partidas e treinos, as principais lesões no voleibol são:

 

Lesões nos membros superiores

• Ombros: pode ocorrer inflamação na região do manguito rotador e lesões relacionadas à clavícula.

• Mãos: são mais suscetíveis a luxações, fraturas e rupturas ligamentares.

 

Lesões nos membros inferiores

• Joelhos: sofrem principalmente em decorrência do esforço repetitivo e do impacto aplicado a esta articulação. Entorses, ruptura do ligamento cruzado anterior e tendinite patelar são as lesões mais frequentes.

• Tornozelos: a tendinite de calcâneo e as entorses são geralmente as lesões que mais acometem os atletas.

 

Como prevenir as lesões no voleibol?

O voleibol não é um esporte de contato. Este fato reduz a imprevisibilidade do jogo em relação ao adversário, isso é um ponto positivo, mas ainda assim há a possibilidade de contusões acidentais. Portanto se você decidiu praticar este esporte, é necessário que tenha a consciência de que precisa tomar certos cuidados.

Além de fazer exercícios de aquecimento antes de iniciar a prática esportiva e manter-se sempre condicionado há outras precauções que você pode ter como fazer o uso de órteses ortopédicas.

A Bauerfeind possui uma linha completa de órteses. A Linha Original foi concebida para ajudá-lo a viver uma vida mais ativa e saudável e a Linha Esportiva foi especialmente projetada para aumentar sua performance e reduzir o tempo de recuperação das lesões. Se você acompanha o voleibol, com certeza já viu os grandes nomes do nosso esporte nacional usando uma joelheira ou ombreira Bauerfeind, tanto da linha Original quanto da Esportiva.

Como opções de Joelheiras temos vários modelos, entre eles:

 

A Joelheira GenuTrain da Linha Original que ajuda a recuperar a mobilidade, reduzir a dor, estimula a recuperação de lesões e assegura que qualquer inchaço regrida rapidamente. 

 

 

 

 

 

 

Joelheira Esportiva Bauerfeind que estabiliza o movimento do joelho e protegem os tendões pelo excesso de uso durante a prática esportiva. Ambas possuem uma almofada interna que massageia a região do joelho aliviando a dor, e o tecido de compressão suave melhora a circulação na articulação reduzindo a dor e proporcionando segurança no movimento. 

 

 

 

 

 

Além de joelheiras, a Bauerfeind possui órteses que protegem e auxiliam no tratamento de outras partes do corpo que sofrem os desgastes das atividades esportivas:

 

Tornozeleira Esportiva Bauerfeind

A Tornozeleira Esportiva Bauerfeind é uma órtese que estabiliza o tornozelo sem restringir o movimento. Ideal para usar durante a prática esportiva, ela se encaixa perfeitamente a sua rotina de treinos e previne contra lesões. A tornozeleira mantém o tornozelo no lugar durante atividades esportivas mais longas e reduz o risco de entorses e lesões. A compressão da órtese e o strap estabilizam o tornozelo.

 

 

 

 

Cinta Lombar Esportiva

A Cinta Lombar Esportiva Bauerfeind é uma órtese que melhora a propriocepção da musculatura lombar, estimula a consciência postural, estabiliza a coluna e alivia a dor. Não causa atrofia muscular. É ideal para usar durante a prática esportiva, ela se encaixa perfeitamente a sua rotina de treinos e previne contra lesões.

 

 

 

 

 

Ombreira OmoTrain Bauerfeind

A Ombreira OmoTrain Bauerfeind possui um desenho único direcionado para guiar e posicionar a articulação do ombro, garantindo redução da carga nos músculos e livre movimentação. Ela é fácil de vestir, e durante os movimentos, a OmoTrain ativa os músculos e realiza uma massagem intermitente. Um pad removível pode ser posicionado sobre um ponto de dor aguda para aumentar este efeito.

 

 

 

 

Dependendo do tipo de lesão ou de proteção que você necessita pode escolher entre os nossos modelos de joelheiras, cotoveleiras, munhequeiras, tornozeleiras entre outros tipos de órteses.

Voltar para o blog