Benefícios da propriocepção para o corpo

O seu treinador ou fisioterapeuta, já falou para você sobre os benefícios da propriocepção e recomendou que você fizesse exercícios proprioceptivos, para se recuperar e até mesmo prevenir alguma lesão? 

Você sabe o que é e quais os benefícios da propriocepção? Leia a seguir o que o fisioterapeuta Maurício Garcia, explica sobre o tema.


Afinal, o que é a propriocepção?

A propriocepção é a integração de um determinado gesto esportivo, com as relações sensoriais e motoras do sistema muscular e articular, não só para os movimentos corporais mas para manutenção de postura. 

Entende-se como propriocepção a capacidade do individuo identificar e perceber seus movimentos articulares no espaço. É a Propriocepção que permite ao homem perceber a extensão, a direção e o peso do movimento, ainda que, em determinados instantes o indivíduo não perceba isso de forma consciente.

As articulações possuem sensores que são chamados mecanorreceptores. São receptores do sistema nervoso, presentes em nosso corpo (ligamentos, cápsulas articulares e músculos). São eles os responsáveis pela identificação dos estímulos que recebemos do meio, permitindo assim, a geração de uma resposta motora apropriada.

Quando por motivos variados como traumas, lesões que acometem as articulações e até mesmo a fadiga, os músculos, tendões e ligamentos afetam nosso corpo, os mecanoceptores sofrem alterações degenerativas, interferindo assim, numa resposta motora eficiente.    

Benefícios da propriocepção 

• Manutenção do equilíbrio corporal;
• Melhoria do desempenho motor;
• Aumento da consciência corporal;
• Proteção das articulações;
• Redução de lesões;
• Segurança em executar movimentos.

 

Mas é possível desenvolver ou melhorar a propriocepção?

A resposta é sim, através do treinamento sensório-motor. O objetivo do treino é melhorar a função das articulações e dos músculos não isoladamente, mas em conjunto. Isto ocorre como consequência da melhora dos mecanismos de controle neuromuscular. Os componentes do controle neuromuscular incluem propriocepção, força muscular, tempo de reação muscular e controle postural. 

O treinamento, contando com os benefícios da propriocepção, busca trabalhar a melhora do desempenho motor, através da estimulação dos mecanorreceptores com exercícios dinâmicos, funcionais, que permitem melhora da segurança, estabilidade articular, agilidade e consciência corporal.




Dica do fisioterapeuta:

• Realize treinos educativos, com exercícios proprioceptivos e de equilíbrio;
• Faça os exercícios acompanhado de um fisioterapeuta de sua confiança.


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