Protusão discal: Saiba o que é e como prevenir!
Dores na coluna são uma das principais queixas nos consultórios médicos. Elas podem surgir em decorrência de diversos fatores e se manifestar de várias formas incluindo, a Protusão Discal. Você já ouviu falar sobre isso?
Além de uma das queixas mais comuns quando o assunto é dor, as dores na coluna são um dos principais motivos de afastamento das atividades de trabalho. Elas podem ser causadas pelo esforço repetitivo, má postura, processos degenerativos, entre outros fatores. Podem afetar pessoas de todas as idades e com os mais diversos tipos de rotina, ou seja, ninguém está livre de sofrer essas dores.
VAMOS ENTENDER COMO ISSO ACONTECE?
A coluna vertebral é compostas por ossos, mas outras estruturas como tecidos moles, ligamentos e músculos também fazem parte do seu mecanismo de funcionamento. São no total 33 vértebras, que ficam sobrepostas umas sobre as outras e são divididas em cinco regiões diferentes:
-
Vértebras cervicais (7);
-
Vértebras dorsais ou torácicas (12);
-
Vértebras lombares (5);
-
Vértebras sacrais (5);
-
Vértebras coccígeas (4).
Entre as vértebras da coluna há estruturas chamadas de discos intervertebrais, que são estruturas compostas de um anel externo fibroso e um núcleo pulposo. A sua principal função é amortecer e absorver o impacto que acontece entre uma vértebra e outra, protegendo-as assim de maiores atritos.
Quando por algum motivo esses discos sofrem desgaste, ocorre esse processo que se chama protusão discal, que é um deslocamento do disco intervertebral para fora de seu lugar ideal. Esse disco se projeta, ficando abaulado, porém o anel externo não é rompido. No caso da hérnia de disco, que é a evolução de alguns casos de protusão discal, há o rompimento dessa estrutura discal mais externa.
LEIA TAMBÉM SOBRE A HÉRNIA DE DISCO!
SINTOMAS
O sintomas mais significativo é a dor, que pode variar de lugar de acordo com a região da coluna vertebral que é afetada, como por exemplo, dores nos ombros, braços, pescoço e dores nas regiões torácica e lombar.
As regiões mais afetadas são geralmente a lombar e a cervical, áreas de maior mobilidade da coluna. Outros sintomas associados são a diminuição da sensibilidade nos membros perto da região, além de formigamento nas pernas e fraqueza muscular.
CAUSAS DA PROTUSÃO DISCAL
As principais causas da protusão discal estão associadas aos seguintes fatores:
-
Obesidade – que acarreta a sobrecarga da coluna vertebral;
-
Sedentarismo – que favorece o enfraquecimento muscular;
-
Maus hábitos posturais – permanecer por muitas horas na mesma posição, principalmente mantendo uma postura inadequada.;
-
O envelhecimento – com o passar do tempo os discos intervertebrais sofrem desgastes e perdem elasticidade;
-
Fatores genéticos.
DICAS PARA PREVENIR A PROTUSÃO DISCAL
Você pode tomar alguns cuidados e fazer algumas modificações na sua rotina para que não venha a sofrer dessa lesão. São medidas simples, mas que podem trazer um resultado muito positivo:
-
Mantenha o controle do peso corporal – o sobrepeso sobrecarrega a sua coluna;
-
Procure manter uma boa postura em todas as suas atividades – corrija sua postura sempre que notar que ela não está adequada, com o tempo isso vira um hábito saudável;
-
Pratique atividades físicas compatíveis com a sua condição corporal de 2 a 3 vezes por semana – Isso colabora para que você fortaleça a sua musculatura;
-
Evite levantar peso de forma inadequada e em cargas elevadas.
TRATAMENTO
Geralmente, a protusão discal é uma lesão que não tem cura; quando aparece não regride. Porém, medidas preventivas e o tratamento correto auxiliam no controle dos sintomas e na provável evolução da doença.
Quanto antes você obtiver o diagnóstico correto e iniciar o tratamento, maiores serão as suas chances de obter o alívio dessas dores e aumentar a sua qualidade de vida.
O tratamentos inclui o uso de medicamentos analgésicos e anti-inflamatórios, para que os sintomas de dor sejam atenuados e controlados, e a partir disso, sessões de fisioterapia e pilates podem ser indicados.
A cirurgia também é uma opção, mas somente para os casos muito severos.
Você também tem a opção de utilizar órteses para auxiliar no tratamento, e principalmente, no alívio das dores. A Bauerfeind possui uma linha completa de Cintas Lombares Ortopédicas e a nossa LordoLoc pode ser o produto adequado para você.
-
Cinta Lombar LordoLoc
A Cinta Lombar LordoLoc estabiliza a região lombar, proporciona a ativação da musculatura, aliviando a compressão sobre a coluna e a dor. Fácil de vestir. Indicada para lombalgia, hérnia de disco, dor crônica, lesões degenarativas e insuficiência muscular