Órteses x Taping: na entorse de tornozelo
A comparação entre o uso de Órteses x Taping na entorse de tornozelo é bastante recorrente, pois esta lesão é muito comum, independente do grau que aconteça. Se você fizer uma busca rápida na rede, encontrará muitas indicações para o uso de taping ou órteses porque ambos são efetivos. Vamos conhecer os comparativos?
A entorse de tornozelo é uma das lesões mais comuns que acometem atletas, pessoas que praticam atividades físicas regulares e pessoas em suas atividades cotidianas. A entorse geralmente ocorre, quando um movimento irregular faz com que o pé gire para dentro, comprometendo os ligamentos do lado de fora, e como consequência, é possível desenvolver lesões que variam em diversos graus.
Embora muitos casos possam ser tratados com compressas de gelo e repouso, outros casos necessitam do auxílio do uso de órteses, Taping (bandagens) ou até mesmo cirurgia. Ambos os métodos têm como objetivo:
-
Acelerar a recuperação;
-
Estabilizar e fornecer proteção às estruturas lesionadas;
-
Dar suporte aos músculos ou ligamentos;
-
Reduzir inchaço;
-
Aliviar a dor.
Vamos abordar o tratamento conservador para as lesões que necessitam o uso de órteses ou Taping. Você sabia que há diferenças bastante significativas entre o taping e as órteses? Vamos conhecê-las?
TAPING
O Taping utiliza a aplicação de ataduras, esparadrapos, fita kinesio, bandagem rígida ou elástica sobre a pele para realizar imobilizações especificas na área da lesão. As três técnicas de bandagens mais utilizadas são: bandagem restritiva, bandagem compressiva e bandagem proprioceptiva. Ou seja, cada tipo de bandagem é feito de acordo com a necessidade ou gravidade da lesão e vai contemplar um dos efeitos propostos.
No processo de taping é necessário que um profissional aplique as bandagens e faça uma preparação especial, que exige o uso de várias técnicas e materiais. Além disso, o profissional precisa certificar-se de que está utilizando a tensão adequada, para que a bandagem não fique apertada demais, prejudicando a circulação, ou muito frouxa não produzindo o efeito desejado. Dependendo do tipo de material e técnica utilizados, as bandagens têm uma vida útil média de 48h a 72h após a aplicação.
ÓRTESES
As órteses, como as Tornozeleiras Ortopédicas da Bauerfeind funcionam de uma forma diferente, oferecendo muitas vantagens em relação ao taping. Com o uso das órteses você:
-
Ganha autonomia para vestir e retirar a sua órtese com facilidade e conforto;
-
Mantém a sua pele livre de umidade causada pelo suor, já que nossas órteses são feitas com uma malha respirável que mantém a sua pele seca e sempre arejada;
-
Tem um ganho de 3 benefícios de uma só vez: restrição dos seus movimentos, efeito compressivo e propriocepção; diferentemente do uso do Taping;
-
Está livre do atrito e de alergias que o material adesivo das fitas pode causar na sua pele
-
Pode utilizar a sua órtese por quanto tempo precisar, pois elas são laváveis e têm alta durabilidade.
A Bauerfeind possui em sua linha de produtos ortopédicos 5 órteses especialmente projetadas para auxiliar na prevenção, tratamento e recuperação de lesões no tornozelo. Cada uma delas atende a uma demanda diferente, de acordo com o grau de necessidade do paciente.
A Tornozeleira MalleoTrain Bauerfeind aumenta a estabilidade, dá força ao seu tornozelo, sem restringir os seus movimentos. É ideal para os casos de entorses no tornozelo, instabilidades médias, artrite, dor e inchaço no tornozelo.
A Tornozeleira MalleoTrain S Bauerfeind, proporciona os mesmos benefícios da Tornozeleira Ortopédica MalleoTrain Bauerfeind com a diferença de possuir straps ajustáveis que agem como uma bandagem, mas são fáceis de vestir e ajustar sua compressão, permitindo mais conforto e movimentação. É indicada para entorses e inchaços no tornozelo e rupturas ligamentares.
A Tornozeleira MalleoLoc L Bauerfeind é uma órtese utilizada quando o tornozelo apresenta instabilidade crônica, inchaço ou precisa de tratamento conservador, pois proporciona a estabilização unilateral do tornozelo. É indicada para entorses e instabilidades graves, reabilitação e instabilidades agudas e crônicas do ligamento capsular.
A Tornozeleira MalleoLoc Bauerfeind estabiliza o tornozelo e elimina a torção lateral. Ela é ajustável e se encaixa anatomicamente desde a planta do pé até a porção superior da articulação. O sistema de straps diferenciado mantém o tornozelo estável, condição necessária para tratar uma lesão. É indicada para lesões recentes, ruptura total do ligamento lateral e grave instabilidade ligamentar.
A Tornozeleira AirLoc Bauerfeind estabiliza o tornozelo no calçado após uma lesão aguda do ligamento capsular. As conchas de plástico acomodam-se anatomicamente ao tornozelo proporcionando estabilidade, conforto e segurança ao caminhar. É indicada para reabilitação pós-operatória, lesões agudas dos ligamentos capsulares do tornozelo, instabilidade crônica e prevenção de novas lesões.
É importante ressaltar que o método de tratamento deve ser escolhido sob orientação médica e fisioterapêutica, levando em consideração as características do paciente e a gravidade da lesão.
-
Tornozeleira MalleoTrain
A Tornozeleira MalleoTrain Bauerfeind aumenta a estabilidade e da força ao seu tornozelo. O tecido em malha é anatômico, adapta-se ao formato do seu tornozelo e proporciona a compressão médica sem machucar.
-
Tornozeleira MalleoLoc
Conheça a máxima estabilização proporcionada pela MalleoLoc. Ela é a substituta ideal para as botas imobilizadoras e para as tornozeleiras estabilizadoras. Anatômica, muito confortável e permite que você continue fazendo suas atividades diárias.