Entorse de tornozelo: a lesão mais comum no Tênis
Você sabia que a entorse de tornozelo é a lesão mais comum no Tênis? Segundo dados coletados pela Revista Tênis essas lesões ocorrem nos membros inferiores (coxas e tornozelos), somando de 31 a 67% das lesões neste esporte.
Há uma pequena distinção entre os motivos principais para o aparecimento destas lesões em tenistas. Nos atletas profissionais elas ocorrem principalmente pelo esforço repetitivo ou sobrecarga, devido ao ritmo intenso de treinos, torneios e competições.
O tipo de piso da quadra também influencia, o maior índice de lesões ocorre em quadras duras porque o atrito é maior impossibilitando o tenista de escorregar, já no saibro o profissional consegue escorregar sem muito atrito.
Para atletas que não competem, a falta de preparo físico e técnicas inadequadas são o motivo de maior incidência de lesões.
O QUE É E COMO OCORRE A ENTORSE DE TORNOZELO?
Esta lesão pode ocorrer com qualquer pessoa e pelos mais diferentes motivos que vão desde os mais corriqueiros como pisar de mau jeito e torcer o pé, até os mais complexos que acontecem durante a prática de esportes ou atividades físicas.
No tênis, a entorse de tornozelo geralmente ocorre quando o jogador freia ou desliza o pé no solo, fazendo com que o pé role tanto para dentro como para fora. Outro motivo comum acontece durante os treinos quando o atleta tropeça nas bolinhas perdidas pela quadra, neste caso é necessário ter atenção total para que a quadra fique sempre livre do acúmulo de bolinhas.
Portanto, adotar alguns cuidados durante o treino, fazer a preparação física adequada, principalmente com fortalecimento do tornozelo e usar órteses ortopédicas podem ser a solução para a prevenção de lesões bem como a melhora do desempenho dos tenistas.
LEIA TUDO SOBRE A ENTORSE DE TORNOZELO
COMO PREVENIR A ENTORSE DE TORNOZELO?
-
Conte sempre com um profissional capacitado para orientar na execução dos movimentos indicados para o Tênis;
-
Faça aquecimento e alongamentos adequados, antes e depois das atividades;
-
Invista na qualidade e no conforto que os equipamentos podem proporcionar.
-
Evite excessos, saiba dos seus limites assim, você protege o seu corpo de desgastes musculares e articulares desnecessários;
-
Faça uso de tornozeleiras e palmilhas ortopédicas durante e após suas partidas de Tênis. As órteses garantem proteção, estabilidade, conforto, segurança e alívio de dores durante o movimento.
Os anos de experiência e pesquisa da Bauerfeind envolvendo médicos, fisioterapeutas, técnicos e atletas das mais diversas áreas esportivas, levaram ao desenvolvimento de uma linha completa de órteses que auxiliam na melhora da performance dos esportistas, aceleram a recuperação das lesões, protegem as mais diversas áreas do corpo e ainda proporcionam o alívio da dor. Entre eles, diversos modelos de tornozeleiras ortopédicas, cada uma delas indicada para um tipo de necessidade e as palmilhas ortopédicas.
A Tornozeleira Esportiva Bauerfeind é uma órtese que estabiliza o tornozelo sem restringir o movimento. Se encaixa perfeitamente à sua rotina de treinos, mantendo o tornozelo no lugar e reduzindo o risco de entorses e lesões.
A Tornozeleira MalleoTrain S Bauerfeind estabiliza o tornozelo com conforto, sem restringir o movimento. Ideal para usar durante o esporte, ela se encaixa na sua rotina de treinos, previne contra lesões futuras e auxilia na recuperação.
As Palmilhas Ortopédicas Bauerfeind reduzem o impacto dos movimentos, corrigem a pisada mantendo o movimento natural dos seus passos trazendo conforto para os seus pés.
-
Tornozeleira MalleoTrain S
A Tornozeleira MalleoTrain S estabiliza o tornozelo sem restringir movimento.
-
Tornozeleira Esportiva
A Tornozeleira Esportiva é uma órtese que estabiliza o tornozelo sem restringir o movimento. Ideal para usar durante a prática esportiva, ela se encaixa perfeitamente a sua rotina de treinos e previne contra lesões.