Tipo de Pisada: Você sabe qual é a sua?

Supinada, pronada ou neutra, já sabe qual é o seu tipo de pisada? Saiba como esse conhecimento pode ajudar a prevenir lesões, auxiliar na escolha de tratamentos e, principalmente manter suas articulações estáveis.

 

Tipo de pisada: o que é

Pode ser que você nunca tenha ouvido falar em tipo de pisada, mas com certeza você já observou um desgaste desigual nas solas dos seus calçados. Isso acontece porque existem diferentes tipos de pisada, ou seja, diferentes formas de como nossos pés encostam no chão enquanto andamos.

O tipo de pisada é único, cada pessoa tem a sua, que varia de acordo com as características anatômicas dos pés (normal, cavo ou plano), joelhos (valgo ou varo) e a flexibilidade das articulações.

Este conjunto de particularidades determina a forma que você distribui o peso do corpo quando seus pés tocam o chão, e como consequência disso podem surgir problemas que vão de lesões superficiais como calos e bolhas até mesmo a lesões mais graves como artrose e lesões ósseas onde podem ocorrer fraturas.

Tendinites, canelites e deformidades ósseas como o Hálux Valgo (joanete) também podem surgir como consequência da forma que você pisa no solo continuamente.

 

Tipos de pisada

Há três tipos de pisadas, provavelmente uma delas é a sua. Vamos conhecê-las?

  • Pisada Supinada: Na pisada supinada os pés tendem a tocar o solo com a face externa do pé. É nessa parte do pé que surge o impulso para caminhar, geralmente iniciando o esforço no lado direito do calcanhar e terminando a pisada na base do dedinho do pé. Estima-se que apenas 5% da população tenha esse tipo de pisada.

  • Pisada Pronada: Ao contrário da supinada, a pisada pronada tem o impulso inicial no lado esquerdo do calcanhar e termina na região próxima ao dedão do pé. Nesse tipo de pisada, os pés ficam propensos a iniciar um movimento intenso de rotação para dentro. Esse tipo é o mais comum em mulheres, e aproximadamente 50% da população possui esse tipo de pisada.

  • Pisada Neutra: A principal característica da pisada neutra é ter seu impulso em toda parte frontal do pé. Porém quando ela acontece, o peso tende a ser distribuído uniformemente por toda planta do pé. Existe uma rotação moderada para a parte de dentro do pé, mas ainda assim a pisada neutra é considerada a mais “correta” por promover a melhor distribuição do peso corporal. Cerca de 45% da população possui esse tipo de pisada.

 

Tipo de Pisada: Você sabe qual é a sua?

 

Preste atenção no seu corpo

Fique atento se você tiver dores no joelho ou na coluna sem motivo aparente. Outra forma de perceber que algo está errado é quando você observa a sola dos seus sapatos e constata que elas estão desigualmente desgastadas.

O aparecimento de bolhas, calos e outros tipos de lesões também podem ser um indício de que algo não está certo.

É importante que você saiba reconhecer qual a anatomia dos seus pés.

A ortopedia classifica os pés de três formas distintas:

  • O mais comum é o pé normal, onde o peso é uniformemente distribuído. Geralmente quem tem esse tipo de pé, possui a pisada neutra.
  • Outro tipo de pé é o chamado pé chato, ele toca o chão quase que por inteiro. Esse tipo de pé, geralmente apresenta a pisada pronada.
  • O pé cavo é aquele que tem um arco curvado e bem acentuado, onde a planta do pé mal toca o chão. Esse tipo de pé, apresenta a pisada supinada.

Outra maneira de avaliar o seu tipo de pisada é observar a disposição dos seus joelhos, eles têm uma grande influência na forma que você pisa. Há duas classificações para os joelhos:

  • Joelho Valgo, onde há o afastamento dos pés e a aproximação dos joelhos.
  • Joelho Varo, que também promove um arqueamento das pernas através da projeção das articulações para fora.

Além desses dois fatores, o ângulo do quadril e a flexibilidade das articulações dos tornozelos também podem influenciar no seu tipo de pisada.

  

Como saber qual o seu tipo de pisada

Hoje em dia o acesso ao exame de pisada está a apenas um passo de você. Escolha o melhor fornecedor que avalie de forma digital todas as características de sua pisada, como distribuição de carga nos pés, áreas de atrito, etc.

A Bauerfeind realiza o teste de pisada, onde uma medição criteriosa é feita, através de sensores eletrônicos posicionados de maneira estratégica, além da simulação dos movimentos como caminhada, pedalada, corrida e saltos. Após todo o registro de cargas é possível obter todas as informações necessárias para finalizar o seu exame.

É através do resultado deste exame que é possível confeccionar uma palmilha sob medida especialmente feita para você. Corre para agendar um teste de pisada ;)

 

 

FONTES

Voltar para o blog