Síndrome do Túnel do Carpo, saiba sobre as causas e como prevenir!

Depois de horas de trabalho, você relaxa usando o tablet e o celular, não é verdade? Pior ainda se você usa muito o computador, são horas e horas de clics, muitas vezes sem nem se dar conta. Se você é como a maioria das pessoas, não está pensando no impacto que essas atividades têm em seu pulso.

 

Afinal, o que é a Síndrome do Túnel do Carpo? 

É uma lesão comum que ocorre no pulso e na mão, e é mais comum do que muitas pessoas pensam.

A síndrome do túnel do carpo se resume a um único nervo: o nervo mediano. Esse nervo vai do antebraço ao polegar, indicador e dedo médio, junto com parte do dedo anular, e está aninhado dentro do túnel do carpo - uma passagem estreita no lado da palma do pulso. A inflamação dos músculos, tendões ou uma fratura do pulso pode reduzir o espaço no túnel do carpo, comprimindo assim o nervo mediano; dando origem à síndrome do túnel do carpo. Os sintomas mais comuns são:

• Sensação de agulhadas ou alfinetadas;
• Dor no pulso e antebraço com irradiação para os dedos;
• Perda de sensibilidade no polegar, dedo indicador e dedo médio;
• Desconforto ao realizar as suas atividades do dia a dia.

Síndrome do Túnel do Carpo, saiba sobre as causas e como prevenir 

 

O que causa a Síndrome do Túnel do Carpo? 

Não há uma causa única por trás da síndrome do túnel do carpo. Mas podemos citar alguns fatores que podem causar esta condição:

• Movimentos repetitivos: Como digitar ou quaisquer movimentos de pulso que você faça continuamente;
• Condições de saúde: Como obesidade, hipotireoidismo, artrite reumatoide e diabetes;
• Gravidez: Infelizmente, muitas vezes as mulheres são mais predispostas a sofrer de túnel do carpo durante a gravidez;
• Lesão: Uma fratura ou luxação do punho anterior;
• Fatores genéticos.

 

O que posso fazer para prevenir?

Para casos leves de síndrome do túnel do carpo, a primeira coisa que você deve fazer para aliviar o desconforto é fazer alguns ajustes na sua rotina. Aqui estão algumas sugestões:

• Modifique seu posicionamento: Se você precisar usar o teclado por longos períodos, certifique-se de que seus pulsos estejam em uma posição mais neutra. Você também pode considerar apoiar os pulsos com uma almofada ou almofada de gel.

Considere um suporte de pulso, eles fornecem estabilidade e alívio da dor. As munhequeiras Bauerfeind são feitas de uma malha tridimensional avançada que se adapta ao corpo, não desliza e aumenta a circulação.

 

Quando devo procurar ajuda médica?

Se você suspeita que está sofrendo de um caso mais sério de túnel do carpo, fale com seu médico. E dependendo da sua condição, ele pode prescrever medicamentos anti-inflamatórios (que não curam, mas podem ajudar a aliviar a dor.) Outra orientação possível é usar um suporte de pulso. Um suporte como a munhequeira ortopédica ManuTrain ajuda a garantir que você não mantenha seus pulsos dobrados por horas a fio, especialmente quando você está dormindo.

Munhequeira Ortopédica ManuTrain Bauerfeind para síndrome do túnel do carpo



Não importa a gravidade do seu túnel do carpo, porém, você deve fazer o que puder para evitar que ele se deteriore. Embora improvável, a síndrome do túnel do carpo não tratada pode causar danos permanentes aos nervos, incapacidade e perda da função da mão.

  

VOCÊ TAMBÉM PODE SE INTERESSAR POR OUTROS ASSUNTOS EM NOSSO BLOG, JÁ OUVIU FALAR NA RIZARTROSE, A ARTROSE DO DEDO POLEGAR?


Voltar para o blog