Saiba o que é a Lesão por Esforço Repetitivo (L.E.R)

L.E.R é a sigla usada para denominar tipos de lesões que surgem em decorrência de uma razão em comum. Você já ouviu falar? Como o próprio nome já sugere, a Lesão por Esforço Repetitivo, é causada pelo desempenho de movimentos de forma contínua e repetitiva, fato que causa um extremo desgaste em partes específicas do corpo.


O que é a Lesão por Esforço Repetitivo?

Toda e qualquer atividade que demande movimentos que se repetem continuamente, podem levar a esta lesão conhecida como L.E.R (Lesão por Esforço Repetitivo). Comumente associada às atividades laborais, ela pode aparecer também com a prática de qualquer tipo de atividade contínua, como por exemplo tocar piano ou outro instrumento musical, fazer tricô, digitar, dirigir, entre outras atividades comuns do nosso dia a dia.

Esse tipo de lesão também pode ser denominada por outras siglas, que são aplicadas a situações mais especificas: DORT (Distúrbio Osteomuscular Relacionado ao Trabalho), LTC (Lesão por Trauma Cumulativo), AMERT (Afecções Musculares Relacionadas ao Trabalho).

A Lesão por Esforço Repetitivo é um conjunto de doenças que acomete os músculos, nervos e tendões. A repetição dos movimentos causa uma sobrecarga e um desgaste nessas partes do nosso organismo.

 

Saiba o que é a Lesão por Esforço Repetitivo (L.E.R)



Como surge e quais os principais sintomas

Diferente de outras lesões que surgem a partir de movimentos bruscos mal executados ou de pequenos acidentes, a Lesão por Esforço Repetitivo não aparece de uma hora para outra. Ela surge pela continuidade da repetição de movimentos e muitas vezes isso pode passar despercebido ao longo da vida, tanto nas atividades de trabalho quanto nas atividades comuns. E geralmente quando a pessoa percebe que algo não está bem, a área afetada já está bem comprometida, por isso podemos dizer que se trata de uma lesão silenciosa.


A Lesão por Esforço Repetitivo provoca e seus principais sintomas são:

• Fadiga muscular;
• Dificuldade para movimentar os dedos;
• Inflamação;
• Dores agudas;
• Formigamento;
• Dor nos membros superiores e nos dedos;
• Alteração de sensibilidade;
• Inchaço;
• Falta de força na área afetada;
• Sensação de queimação.

 


Principais Doenças

Há várias doenças que podem surgir em decorrência da L.E.R, por esse motivo podemos dizer que a L.E.R compreende um grupo de doenças específicas, ocasionadas pela repetição dos movimentos. Entre as principais estão: 

• Tendinite (punho, cotovelo e ombro);
• Síndrome do túnel do carpo;
• Cotovelo de tenista;
• Bursite (ombro, cotovelo, joelho);
• Mialgia; 
• Lombalgia;
• Dedo em gatilho.

 


O que você pode fazer para prevenir essa lesão?

As principais orientações de prevenção contra a L.E.R, são aconselhamentos sobre como evitar as lesões que surgem em decorrência das atividades laborais. Isso ocorre porque a maioria dos casos de Lesão Repetitiva por Esforço, ainda está associada às práticas de trabalho, ainda mais nos dias de hoje em decorrência do sedentarismo devido ao Home Office.

Se esse é o seu caso, siga essas orientações: faça intervalos periódicos entre as atividades; procure manter uma boa postura ao sentar-se; utilize móveis que forneçam conforto e sejam ergonômicos, e beba bastante água. Essas medidas simples, ajudam muito a prevenir essa lesão.

Mas se esse não é o seu caso, ainda assim, as orientações seguem as mesmas. Apenas adapte-as para as atividades que você exerce. Faça pausas, não faça esforço além da sua capacidade, e observe qualquer sinal de aparecimento de sintomas.

 


Tratamento

O tratamento será determinado assim que o médico detectar a origem da lesão, porém as medidas adotadas são relativamente as mesmas para todos os casos: repouso, uso de medicamentos anti-inflamatórios, aplicações de corticoides injetáveis, sessões de fisioterapia, imobilização, uso de órteses, e em casos mais severos, a cirurgia.

Aliar os cuidados com sua postura, uma maior atenção aos seus movimentos, ao uso de órteses pode ser essencial na prevenção e tratamento da Lesão Repetitiva por Esforço. 

A Bauerfeind possui uma linha de produtos especialmente desenvolvida para promover a recuperação e a prevenção dessas lesões. A Linha Original Ortopédica da Bauerfeind, possui várias órteses para diferentes partes do corpo e todas elas oferecem o suporte que você necessita para o alívio das dores, e para acelerar o seu processo de recuperação.

 



FONTES

LER: o que é lesão por esforço repetitivo, qual é o tratamento e como prevenir? - MEDPREV;
Lesão por esforço repetitivo (LER/DORT) | Drauzio Varella;
Como prevenir e tratar a lesão por esforço repetitivo;
Lesões por esforço repetitivo;
Ler/Dort.

 

Voltar para o blog