Saiba como prevenir e tratar a Lesão por Esforço Repetitivo(L.E.R)
A Lesão por Esforço Repetitivo, como o próprio nome já diz, é o nome dado ao conjunto de lesões que surgem em decorrência da repetição contínua de um mesmo movimento. Este esforço acarreta desgastes em pontos específicos do seu corpo. Mas não se assuste, há muita informação disponível para você saber como prevenir e tratar a L.E.R.



Lesão por esforço repetitivo: o que é

A repetição contínua de movimentos pode ocorrer em atividades laborais, no mundo dos esportes, ao tocar instrumentos musicais e até mesmo na prática de alguns hobbies ou atividades de artesanato, como por exemplo tricô e crochê. E, é esta repetição o que causa lesões devido ao desgaste das estruturas sobrecarregadas.

As estruturas corporais suscetíveis a estes desgastes são os músculos, nervos e tendões, por isso é importante que você se informe e saiba como prevenir e tratar estas lesões, pois elas podem ser evitadas se precauções forem tomadas.

 

LEIA TUDO SOBRE A LESÃO POR ESFORÇO REPETITIVO, OU L.E.R!

 


A L.E.R não é propriamente uma doença. É uma síndrome constituída por um grupo de doenças. Algumas das principais lesões que podem ser causadas pela L.E.R são: tendinite (punho, cotovelo e ombro), tenossinovite, bursite (ombro, cotovelo e joelho) , epicondilite, síndrome do túnel do carpo, dedo em gatilho, síndrome do desfiladeiro torácico, mialgia, lombalgia e síndrome do pronador redondo, por exemplo.


Como prevenir e tratar a L.E.R

A prevenção do aparecimento dessas lesões pode ser feita tomando medidas simples: faça intervalos entre as atividades contínuas; procura manter uma boa postura ao sentar-se; utilize móveis adequados e confortáveis se precisar passar longos períodos na mesma posição e beba bastante água. Outras dicas úteis são:

• Faça pausas de 5 minutos a cada 25 minutos de atividade;

• Mantenha ombros relaxados, pulsos retos, costas apoiadas no encosto da cadeira;

• Saia da sua cadeira e movimente-se a cada uma hora de digitação;

• Apoie sempre os seus pés completamente no chão;

• Dobre os joelhos para erguer objetos pesados do chão;

• Respeite os limites do corpo e da mente;

• Intercale o uso de eletrônicos como celular e videogame com outras atividades;

• Pratique atividades físicas regulares;

• Tenha um estilo de vida saudável.



Tratamento

O tratamento é relativamente o mesmo para todos os casos: repouso, uso de medicamentos anti-inflamatórios, aplicações de corticoides injetáveis, sessões de fisioterapia, imobilização, uso de órteses, e em casos mais severos, a cirurgia.

Aliar os cuidados com sua postura, uma maior atenção aos seus movimentos, ao uso de órteses pode ser essencial na prevenção e tratamento da Lesão Repetitiva por Esforço.

A Bauerfeind possui uma linha de produtos especialmente desenvolvida para promover a recuperação e a prevenção dessas lesões. A Linha Original da Bauerfeind, possui várias órteses para diferentes partes do corpo e todas elas oferecem o suporte que você necessita para o alívio das dores, e para acelerar o seu processo de recuperação.

São vários modelos de Joelheiras, Cotoveleiras, Munhequeiras, Ombreira, Estabilizador de Polegar, ou seja: é realmente uma linha completa que pode atender a todas suas necessidades, fornecendo estabilidade, compressão e muita segurança na sua recuperação.


Voltar para o blog