Homem mais velho com dor nas costas devido a osteoartrite da coluna

Osteoartrite é uma doença crônica, e uma das manifestações mais comuns da artrite. Caracterizada por dor e rigidez nas articulações, é uma lesão que afeta a mobilidade, a rotina diária e, principalmente a qualidade de vida do indivíduo. 


Osteoartrite da coluna. Sabe o que é e como ocorre?

Quando falamos em Osteoartrite da coluna, também conhecida como artrose ou artrite degenerativa, estamos nos referindo a uma lesão que ocorre devido ao desgaste progressivo das cartilagens que envolvem as articulações. Este processo degenerativo ocorre pelo envelhecimento da cartilagem. É como se ao longo dos anos fosse ocorrendo um desgaste até o momento em que os ossos entram em contato direto um com o outro, sem a proteção da cartilagem, fato que pode levar a lesão óssea.

Este processo de destruição da cartilagem, e posteriormente dos ossos, causa incapacitação da articulação afetada uma vez que qualquer movimento torna-se muito doloroso.

Como isso acontece?

A coluna vertebral é composta de ossos conectados chamados vértebras que estabilizam o corpo, orientam os movimentos e protegem a coluna vertebral. Cada uma dessas vértebras está conectada a outra, causando um atrito natural quando você se movimenta. Uma cartilagem entre essas vértebras, permite que esses movimentos sejam suaves e confortáveis, mas quando ela está desgastada, danificada ou afetada por alguma doença, pode ocorrer uma inflamação dolorosa e rigidez. Isso geralmente é conhecido como a osteoartrite da coluna.


Osteoartrite da coluna vertebral




Possíveis causas da Osteoartrite da coluna

A osteoartrite geralmente é causada por dieta inadequada, excesso de peso, esforço repetitivo evidente e excessivo (como levantamento de peso constante e postura inadequada), bem como fatores genéticos. A osteoartrite é o tipo mais comum de artrite que afeta a coluna vertebral. Pessoas de idade avançada são mais propensas a apresentar a osteoartrite devido ao desgaste causado ao longo do tempo, mas ela pode aparecer em diferentes faixas etárias e fazer com que você não aproveite a vida de maneira adequada.


Principais sintomas

  • Dores nas costas e no pescoço;
  • Rigidez;
  • Falta de mobilidade;
  • Estalos ou rangidos nas articulações;
  • Perda de flexibilidade;
  • Inchaço, se houver inflamação.

 

Se você está sentindo algum destes sintomas, procure um profissional de sua confiança para fazer uma avaliação e obter um diagnóstico e opções para tratamento.


A osteoartrite é uma condição degenerativa, ou seja, não pode ser curada ou revertida. Porém é possível aliviar os sintomas e retardar a progressão do desgaste usando órteses de alta qualidade, que estabilizam a coluna, proporcionam alívio das dores e permitem que você retome atividades diárias.

Que tal aproveitar e ler algumas dicas de como prevenir e controlar os sintomas da osteoartrite?


Voltar para o blog