Meu joelho estala. O que pode ser?

O joelho estala por diversos motivos, pode ser por ficar muito tempo na mesma posição, pode ser por apresentar uma pequena lesão mas, saiba que é muito comum e é uma das queixas mais recorrentes nos consultórios médicos.

Já aconteceu de você se levantar e ouvir um estalo no joelho? Uma sensação que tem algo raspando e, que às vezes, sente dor e desconforto?
Esse ruído acontece porque dentro de nossas articulações há muito líquido e, em algumas pessoas esse líquido é mais viscoso.

Esse ruído estranho, é cientificamente chamado de crepitação. Existem muitas causas possíveis, vamos abordar as mais comuns e com isso você poderá ter uma ideia mais clara sobre esta condição.

 

Causas

Quando o joelho estala sem o aparecimento de dor, isso pode indicar apenas que o som que você ouve é o som das bolhas de ar que se formam durante seus movimentos. E assim como aparecem, desaparecem na medida que esse ar é liberado. No entanto, convém que você preste atenção na intensidade e frequência com que isso ocorre.

Mas quando estes estalos aparecem acompanhados de dor, desconforto e limitação de movimentos, isso pode ser um indício de que algo mais sério pode estar acontecendo e, portanto, você deve procurar a orientação de um especialista da área para detectar as causas fisiológicas.

 

Motivos mais comuns de porquê o seu joelho estala

Desalinhamento corporal

Qualquer tipo de desalinhamento no seu corpo ou sua postura, mesmo que seja mínimo, pode causar um impacto nas suas articulações ocasionando estes estalos. Nesses casos, é necessário que você faça uma avaliação adequada para saber exatamente a origem desses rangidos, pois podem ter suas causas nas articulações dos quadris, dos tornozelos e até mesmo na coluna vertebral.



Excesso de peso

O excesso de peso causa uma sobrecarga em todas as partes do seu corpo, comprometendo a sua saúde de formas diferentes. Uma delas é a sobrecarga das suas articulações que passam a suportar uma carga excessiva de peso. As articulações são submetidas diariamente a uma carga extra, e com isso podem ocorrer desgastes e o aparecimento de dores e, consequentemente, seu joelho estala.

 

Artrose no joelho

A artrose ocorre quando existe o desgaste da articulação. Ela pode surgir por fatores externos como quando, por exemplo, você sofre uma pancada forte, ou pode aparecer devido a fatores internos, como os desgastes naturais que acontecem com o avanço da idade. Na artrose, ocorre uma aproximação entre os ossos da coxa e da perna, e esse é o motivo pelo qual o joelho estala. Esse ruído pode surgir acompanhados de dor e inchaço.



Artrite

A Artrite, é uma inflamação nas articulações. Ela pode se desenvolver aos poucos, sem dar grandes sinais, e ocorre em função da sobrecarga diária dos joelhos. Por este motivo é importante dosar bem a intensidade das suas atividades físicas, e controlar a realização de movimentos inadequados. Quando há esta inflamação, podem surgir rigidez, calor e dor no joelho.



Condromalácia patelar

A Condromalácia patelar, também conhecida como Síndrome da dor patelo-femoral, é uma condição associada especificamente à cartilagem da patela. Se você não conhece anatomia e não sabe o que é a patela, nos explicamos. A patela é um osso que se localiza na parte da frente do joelho, ele é pequeno e tem o formato triangular.

Quando a cartilagem que envolve esse osso sofre algum tipo de desgaste, ela tende a amolecer e fica mais suscetível a lesões como fissuras, por exemplo. É uma lesão comum entre atletas que praticam exercícios de forte impacto nesta área, e mais comum também em mulheres do que em homens.



Sinovite

A Sinovite também pode ocasionar estalos no joelho, mas isso ocorre devida a uma inflamação que afeta as membranas sinoviais que envolvem as articulações, tendões e bolsas sinoviais. Esta membrana é responsável por produzir o líquido sinovial, que é uma substância que ajuda a diminuir o atrito entre as articulações e os ossos durante os movimentos.

Esse líquido também tem a função de lubrificar os joelhos, evitando dessa forma que eles façam barulhos. E, é justamente o aumento na produção desse líquido que faz com que surja o processo inflamatório, e como consequência dessa inflamação, o seu joelho estala.

 


Existe Tratamento?

Para todas estas situações existem tratamentos disponíveis. As medidas adotadas irão depender do diagnóstico correto. O uso de medicamentos anti-inflamatórios, acupuntura, fisioterapia, e até mesmo a prática de exercícios orientados são as orientações mais comuns. A atividade física pode aliviar, e muito, os sintomas e o desconforto. Em casos mais graves pode haver a necessidade de intervenção cirúrgica. 

Assim que perceber que seu joelho estala, preste muita atenção! Se os estalos não desaparecem espontaneamente ou outros sintomas surgirem, não espere para procurar orientação de um médico para obter o diagnóstico correto.

Esses estalos podem não ser nada grave, apenas o líquido mais espesso na articulação. Se você consultou um especialista e ele não detectou nada de grave, apenas o movimento pode reduzir esses estalos.


Porém, se os estalos não desaparecem espontaneamente ou outros sintomas surgirem, somente um médico poderá orientá-lo sobre as melhores condutas, quando fizer o diagnóstico correto.

Quanto mais cedo você agir, maiores serão as suas chances de se recuperar rapidamente e evitar a cirurgia.

Você também pode optar pelo uso de órteses que podem auxiliar no alívio da dor e na recuperação mais rápida das lesões. Conheça a linha de Joelheiras Ortopédicas da Bauerfeind. São diversos modelos, feitos com a exclusiva tecnologia alemã, projetadas para oferecer o máximo de alívio, segurança e conforto. Uma delas, com certeza, é para você!

 


Fontes:
Instituto Trata - Joelho rangendo
Instituto Trata - Estalos no joelho

Tua Saúde - Joelho estalando

Voltar para o blog