Má postura e suas consequências

Desde pequenos ouvimos nossos pais e avós dizendo: Senta direito! Ajeita a coluna! Levanta os ombros! Talvez eles não soubessem, mas os motivos para evitar a má postura, vão muito além da estética e da mensagem corporal que passamos. Vamos saber quais são as consequências?

Andar e sentar-se curvado, mantendo o corpo inclinado para frente, pode passar a imagem de desleixo ou desânimo, mas as consequências da má postura são muito mais preocupantes do que apenas a aparência. Até mesmo a forma que dormimos influencia para uma boa prática postural. A má postura pode acarretar problemas de saúde que muitas vezes, você nem imagina.

É bem verdade que o mundo moderno não tem colaborado para mantermos uma boa postura, visto que temos passado muito tempo sentados em frente às telas em função do trabalho remoto, e muitas vezes utilizando cadeiras e móveis inadequados. O uso de celulares e tablets também não favorece a manutenção da boa postura, pois nos força a manter o pescoço inclinado para baixo por longos períodos.

Outros fatores como o sedentarismo, carregar peso em excesso nas atividades de trabalho, ou nas atividades do dia a dia como carregar sacolas de compras ou o uso de mochilas com peso excedente também podem ser bastante prejudiciais.


Mas afinal, o que é a má postura?

Nosso corpo foi projetado para manter uma relação de harmonia e equilíbrio entre nossos ossos, músculos e articulações. Existe toda uma biomecânica que visa estabilizar nossos movimentos e proteger o nosso organismo como um todo. E a má postura é um fator que pode influenciar no bom funcionamento desse sistema.

 

Má postura e suas consequências




O órgão mais importante dessa estrutura é a coluna vertebral, ela é o eixo principal que dá sustentação ao corpo, então toda vez que nos posicionamos de forma inadequada, estamos colaborando para o desequilíbrio no funcionamento do nosso organismo, e correndo o risco de lesionar não somente a coluna e suas vértebras, mas outras partes importantes do nosso corpo.



Como isso acontece e quais as consequências da má postura?

Quando não sustentamos a coluna na posição correta, nos curvamos e jogamos os ombros para a frente. Isso faz com que ocorra uma tensão e uma descompensação nos músculos da região. Os músculos da parte posterior dos ombros é sobrecarregado e a parte anterior sofre um encurtamento, o que provoca o enfraquecimento da musculatura. O mesmo pode ocorrer com os músculos centrais das costas tornando-os mais extenuados.

Isso pode afetar o bom funcionamento das funções da coluna, especialmente da coluna cervical e a lombar, mas também pode causar alguns tipos de mal-estar como cefaleia, fadiga, distúrbios no sono, dores nos pés e pernas e até mesmo fraturas para as pessoas que sofrem de osteoporose. Por este motivo é importante manter-se vigilante e atento à sua postura corporal.

Leia mais sobre quais as principais consequências da má postura!



Dicas para evitar a má postura

Há alguns simples ajustes que você pode fazer na sua rotina que podem colaborar muito para a manutenção da boa postura e por consequência da sua saúde:

• Se você passa longos períodos sentado, procure utilizar móveis ergonômicos.
Escolha cadeiras confortáveis que deem suporte a sua coluna, mantenha a tela do seu computador na linha dos seus olhos sem a necessidade de inclinar a cabeça;
• Sempre que se perceber com a postura largada, recomponha-se tendo em mente o alinhamento natural e correto do nosso corpo;
• Utilize calçados adequados, e se for o caso palmilhas ortopédicas que proporcionem o alinhamento corporal adequado;
• Evite apoiar-se em apenas uma perna por muito tempo, sempre procure distribuir o peso igualmente entre as pernas;
• Optar pelo uso de cintas lombares é uma ótima alternativa para corrigir e promover uma postura adequada, além de aliviar dores e desconforto em sua coluna. 


Mas se você já apresenta sinais de que a má postura está interferindo na sua saúde, você pode optar por realizar a prática de exercícios como o pilates, hidroginástica e até mesmo sessões de fisioterapia.

No entanto, é importante que você consulte um especialista para que ele possa passar as orientações corretas e indicar a melhor solução para o seu problema.




A MÁ POSTURA PODE LEVAR À LESÕES MAIS GRAVES, COMO A INFLAMAÇÃO DO NERVO CIÁTICO, QUE TAL ENTENDER MAIS SOBRE COMO EVITAR? SAIBA MAIS AQUI!

 



Fontes:
Saiba quais os perigos da má postura e como melhorá-la - SalvaPé - Blog
O que é má postura e quais são as suas consequências?
Má postura: entenda os sintomas e consequências - Blog Ergotec

 

Voltar para o blog