Má postura: As principais consequências

Você sabe quais são as principais consequências da má postura para sua saúde? Se ainda não sabe, leia esse artigo para saber quais são as complicações mais comuns.

Como vimos anteriormente a má postura acontece quando ocorre uma relação desarmônica entre os músculos, articulações e ossos. As principais consequências dessa desarmonia se refletem nos ossos da coluna, que é o elemento principal do nosso centro de equilíbrio e estabilização corporal. 

Ou seja, quando não conseguimos manter uma boa postura, a tendência é sobrecarregar essas estruturas, causando desgaste e trazendo consequências para nossa saúde e bem-estar.

Geralmente as áreas mais afetadas são as da coluna cervical e lombar, podendo desencadear dores em outros locais do corpo como os ombros e até mesmo ocasionar o aparecimento de dores de cabeça.


Principais consequências da má postura

Desvios posturais

A má postura pode ocorrer em períodos determinados e circunstanciais, ou pode surgir como consequência dos maus hábitos posturais mantidos ao longo de nossas vidas. Em decorrência disso temos os chamados desvios posturais, como a cifose, a escoliose e a lordose:

• Cifose – Também conhecida como hipercifose ou pelo nome popular de “corcunda”, é o desvio que tem como característica o aumento da curvatura da coluna na altura do tórax. As costas ficam arqueadas e o peito impulsionado para trás. Os ombros e a cabeça também tendem a se lançarem para frente, causando compressão nos nervos da coluna e dificuldade respiratória em casos mais severos.

• Escoliose – Já a escoliose é caracterizada pelo desalinhamento da coluna em volta de seu próprio eixo, ocasionando uma postura inclinada para a trás, para frente ou até mesmo para os lados. A consequência mais séria é a possibilidade de causar lesões no nervo espinhal ou na medula óssea.

• Lordose – É a condição em que ocorre uma curvatura interna da coluna onde ocorrem projeções para trás. Na área do pescoço temos a lordose cervical, e na área lombar, a lordose lombar. A Lordose pode ocasionar dor intensa na região mais baixa da coluna perto da bacia. 



Outros problemas que podem aparecer em decorrência da má postura:

• Barriga saliente  Não é somente o sobrepeso que pode causar a barriga saliente. Problemas posturais também podem ser a causa dessa proeminência que ocorre devido a curvatura para frente dos músculos abdominais, causando essa alteração estrutural no corpo. 


• Fadiga - As dores musculares e a fadiga são um dos resultados mais comuns que a má postura pode trazer para seu organismo. Não se trata de um cansaço comum como aquele que temos depois de realizar alguma atividade mais pesada. É um cansaço persistente, geralmente associado a alterações de sono, dores nas articulações e dores musculares. 


• Cefaleias e dores no pescoço - A tensão acumulada na região do pescoço pode trazer rigidez muscular nessa área causando intensas dores de cabeça.

• Encurtamento muscular - O posicionamento incorreto do corpo, faz com que os músculos relaxem de forma inadequada, tornando-se flácidos. Com o passar do tempo, acontece o encurtamento destes músculos, pois os movimentos não são executados em sua plenitude.

• Agravamento de doenças - A má postura pode também colaborar para o agravamento de outras doenças que não são derivadas desse mau hábito. Associada ao sedentarismo, pode agravar as doenças que podem ocorrer na terceira idade, como a osteopenia e a osteoporose. Pode surgir, também,  um tipo de deformação da caixa toráxica, fragilizando o sistema respiratório e deixando-o mais suscetível a inflamações. 


Para saber mais sobre o assunto e evitar que tais lesões aconteçam, leia também o nosso post que explica as causas e o que podemos fazer para evitar a má postura.



FONTES

 

Voltar para o blog