Lesões mais comuns no CrossFit

Os benefícios da prática do CrossFit são muitos, tanto para sua saúde física quanto mental. Por esse motivo vale a pena investir na prevenção para evitar qualquer tipo de incômodo ou lesão. Leia o nosso artigo para saber mais sobre as principais lesões no CrossFit e dicas para evitar que elas aconteçam.

O CrossFit é uma das modalidades esportivas que têm sido mais praticadas atualmente. É uma atividade física intensa, que exige muito de quem a pratica, e por esse motivo é considerado um esporte de alto risco de lesões musculoesqueléticas e ligamentares.

LEIA TAMBÉM SOBRE A HISTÓRIA E O CONCEITO DO CROSSFIT


As lesões ocorrem, principalmente, porque as práticas são feitas da forma mais intensa possível, utilizando um número alto de repetições e praticamente sem intervalos de descanso entre as séries de exercícios.

As áreas dos ombros, a região lombar, os joelhos e os pulsos são as mais suscetíveis a lesões devido a movimentos mal executados. Por esse motivo a orientação é sempre praticar esse esporte sob supervisão de um profissional qualificado. 

 

Principais Lesões no CrossFit

Quando não são tomados os cuidados necessários, a prática inadequada do CrossFit, pode ocasionar lesões consideradas graves. As mais comuns são:


• Lesões nos joelhos: A lesão mais severa que pode ocorrer nessa área é a Ruptura do Menisco, que em alguns casos pode levar até a procedimentos cirúrgicos.

• Lesões nos ombros: A ruptura dos tendões do ombro também é uma forma grave de lesão que pode acontecer, e é passível de processos cirúrgicos.

• Lesões nos cotovelo: As lesões nos cotovelos se manifestam na forma de epicondilite e tendinite, acarretando problemas nos extensores do antebraço e tríceps.

• Lesões na lombar: A hérnia ou alteração de disco na coluna são lesões muito incômodas que podem ocorrer, e em casos em que o tratamento conservador não é eficaz, a cirurgia também é recomendada.

• Lesões nos pulsos: Na região dos pulos as lesões estão geralmente ligadas ao nervo radial e à tendinite.

 

COMO EVITAR AS LESÕES NO CROSSFIT

Portanto, como você já deve ter percebido, a prevenção tem um papel importantíssimo para evitarmos as lesões no CrossFit.

Há medidas bem simples que você pode adotar, mas que potencialmente fazem toda diferença. Faça o aquecimento corretamente antes de praticar a atividade física; hidrate-se constantemente durante a prática esportiva; faça alongamentos quando terminar o seu treino, e principalmente, siga sempre a orientação de profissionais qualificados.

 

CONFIRA MAIS DICAS PARA EVITAR AS LESÕES NO CROSSFIT


O uso de órteses também pode trazer grandes benefícios, tanto na prevenção e tratamento quanto no conforto que você pode ter no momento das atividades. As órteses têm a função de estabilizar os seus movimentos dando mais segurança, reduzindo o impacto e diminuindo suas dores.

A Bauerfeind possui uma linha completa de órteses esportivas que podem proteger qualquer área suscetível às lesões no CrossFit, e os desgastes que essa prática causa.

 

 

 

 

Voltar para o blog