Lesões na Corrida: Veja as causas mais comuns

Você é um corredor ou está pensando em começar a praticar a corrida de rua como atividade física? Leia esse artigo para saber quais os 8 principais tipos de lesões na corrida, suas causas e dicas sobre como evitá-las.

A corrida de rua tem se tornado uma atividade física cada vez mais popular, visto que não são necessários grandes gastos ou um local específico para praticá-la. Além de poder escolher os horários livremente e os trajetos que mais lhe agradam, essa atividade fortalece os músculos, ajuda na redução de peso e traz benefícios para o sistema cardiorrespiratório.

No entanto, é preciso que você esteja atento a algumas informações importantes sobre essa atividade física, já que é possível que aconteçam lesões na corrida caso você não esteja bem-informado.

 

O que pode causar lesões na corrida?

Há um consenso entre o profissionais da área sobre quais os principais fatores que podem levar a lesões na corrida. A boa notícia é que todas as possíveis causas são controláveis, e uma vez adotadas as medidas para a prática correta, os riscos de você desenvolver uma lesão na corrida caem sensivelmente.

Primeiramente é importante ressaltar que o ideal, antes de iniciar qualquer atividade física, é se certificar com um especialista qual é a modalidade esportiva mais adequada para suas condições físicas e qual o ritmo e frequência que você deve adotar.

Entre as principais causas estão:

• Uso de calçados inadequados;
• Falta de força muscular;
• Pisada desalinhada;
• Correr sobre pisos inadequados;
• Exagero no ritmo ou na frequência dos treinos;
• Falta de aquecimento antes de iniciar a corrida.

 

Lesões na Corrida: Veja as causas mais comuns

 

Mas afinal, quais as principais lesões na corrida?

As lesões na corrida ocorrem quando, de alguma forma, há uma sobrecarga nos músculos, ossos, tendões e articulações, devido a excessos durante a prática ou até mesmo algum tipo de acidente que ocorra no percurso. Confira as principais lesões:

 

1. Entorse no tornozelo

Ocorre quando há a ruptura total ou parcial dos ligamentos. Geralmente acontece de forma acidental, quando há algum tipo de descuido e a pessoa “vira o pé”. Os principais sintomas são dor intensa e inchaço.

As Tornozeleiras Ortopédicas Bauerfeind podem ser grandes aliadas na prevenção e tratamento das entorses no tornozelo, trazendo conforto e maior estabilidade para seus movimentos.



2. Fascite plantar

É a inflamação da fáscia plantar, ou seja, a inflamação do tecido que se estende por toda sola do pé. Pode provocar dor e dificuldades para caminhar.

As Palmilhas Sob Medida Bauerfeind são indicadas para o tratamento de fascite plantar. O uso regular das palmilhas faz com que a distribuição de carga seja dividida de forma correta por toda a planta do pé, melhorando e normalizando os estímulos do Sistema Nervoso Central que controlam a dor, equilíbrio e postura.

 

3.Tendinite do Calcâneo (Tendinite de Aquiles)

É a inflamação do tendão que liga o músculo da panturrilha ao calcanhar. Os sintomas clássicos são dor e muita sensibilidade no calcanhar.

A Tornozeleira Ortopédica AchilloTrain Pro Bauerfeind é opção adequada para auxiliar no tratamento e prevenção da tendinite do calcâneo. Ela usa a combinação terapêutica de estabilização ao se movimentar com a suave compressão, trazendo o alívio da dor e mais segurança para você.

 

4. Inflamação na canela (Canelite)

É a inflamação no tecido que envolve o osso da canela (tíbia) ou nos músculos adjacentes. A dor intensa na região da canela é a característica mais comum.

Para o tratamento e prevenção da Canelite há alguns produtos auxiliares que podem prevenir e tratar as dores nas canelas:

• As Palmilhas Ortopédicas Sob Medida Bauerfeind corrigem sua pisada, alinhando a distribuição do peso e do impacto dos seus movimentos.
• E o Pernito de Compressão Bauerfeind estimula a circulação, devido a compressão, aumenta a resistência muscular, acelera a recuperação, reduz o cansaço e as vibrações musculares.

 

5. Condromalácia Patelar (Joelho de Corredor)

É a dor provocada pelo atrito entre o fêmur e a patela. Pode ser causada por má postura e descompensação muscular que causam danos no funcionamento da patela.

O uso da Joelheira Ortopédica GenuTrain Bauerfeind alivia a dor e a inflamação, estabiliza e proteger a patela durante os movimentos, estimulando a recuperação de lesões e assegurando que qualquer inchaço regrida rapidamente.


6. Lombalgia

Também conhecida como dor na coluna, é uma queixa frequente entre os corredores, e é causada principalmente pela má postura ao correr, e pela sobrecarga em excesso nos discos da coluna vertebral e nos músculos que a acompanham.

As Cintas Lombares Ortopédicas Bauerfeind são indicadas para a estabilização da região lombar, aliviando as dores e melhorando a postura.



7. Lesão no menisco 

É causada pela fadiga das cartilagens que se encontram dentro dos joelhos (meniscos). Sua função principal é absorver o impacto dos movimentos, e quando ocorre o desgaste podem ocasionar dores e muito desconforto.

O uso das Joelheiras Ortopédicas Bauerfeind podem trazer um grande benefício no tratamento das lesões meniscais. Elas fortalecem os músculos, reduzem os espasmos, restauram a amplitude articular e colaboram para a regeneração do tecido muscular e cicatricial.

 

 

AGORA QUE JÁ SABE MAIS SOBRE AS POSSÍVEIS LESÕES E COMO SE CUIDAR, LEIA TAMBÉM SOBRE OS BENEFÍCIOS DA CORRIDA DE RUA!

 

 

FONTES 

 

Voltar para o blog