Lesão na cartilagem do joelho: Tratamentos e prevenção
Os sintomas são os mesmos das lesões mais comuns do joelho: dor, inchaço, dificuldade de executar os movimentos. Por isto é importante que você tenha o diagnóstico correto. Você pode estar com uma lesão na cartilagem do joelho.

Queremos reforçar a importância de um diagnóstico acurado, pois os sintomas de uma lesão na cartilagem do joelho são muito parecidos com os sintomas de artrose, no entanto as razões são diferentes.

Artrose é uma lesão degenerativa da cartilagem, ela ocorre pelo desgaste natural destas estruturas. A lesão na cartilagem do joelho tem outras razões, não é incomum encontramos comparações na literatura médica dessa lesão em analogia a um pneu furado. Ou seja, você tem boa parte da cartilagem preservada, porém com um ponto de ruptura ou quebra.

Esta lesão é mais comum entre esportistas que praticam atividades com impacto e em consequência disso sofrem traumas por repetição, ou quando uma pessoa sofre uma pancada inesperada.

 

Lesão na cartilagem do joelho: Tratamentos e prevenção




Há tratamentos disponíveis ou esta é uma lesão permanente?

Sim, há tratamentos disponíveis e eles podem ser conservadores ou não conservadores:

O tratamento conservador não envolve intervenção cirúrgica. Entende-se que sessões de fisioterapia, e procedimentos como a infiltração no joelho são alternativas eficazes para tratar esta lesão. O uso de medicamentos também é indicado para aliviar os sintomas da dor e inflamação local.

Porém, há casos em que somente a intervenção cirúrgica pode solucionar os problemas causados por esta lesão.

É importante que você saiba que a cartilagem do joelho não se regenera ou se recupera espontaneamente.

 


Há formas de prevenção da lesão da cartilagem do joelho?

Há algumas medidas que você pode tomar para prevenir ou evitar que esta lesão aconteça:

• Mantenha-se no peso adequado para seu biotipo.

Movimente-se: o sedentarismo é um fator que pode aumentar as chances de você sofrer esta lesão.

Caso você seja um atleta, ao menor sinal de qualquer sintoma de dor diminua o ritmo e procure orientação médica.

Faça uso de órteses para proteger a cartilagem da ação do impacto sofrido seja nas atividades esportivas ou nas atividades do dia a dia.

A Bauerfeind tem o produto ideal para utilizar tanto na prevenção quanto no tratamento da lesão na cartilagem do joelho.



Conheça a Joelheira Ortopédica GenuTrain OA

Joelheira GenuTrain OA

A joelheira GenuTrain OA Bauerfeind alivia as dores do joelho e proporciona a estabilidade que você precisa para realizar seus movimentos com segurança. A sua textura é leve devido ao seu tecido de malha em 3D e design inovador. Ela é confortável e fácil de vestir e projetada para quem necessita de uso prolongado.

 

 

 

 

Ela atua diretamente sobre a causa da dor que pode ser causada pela descarga de peso em um dos lados do joelho, mais do que no outro. O inovador sistema de alívio e estabilização da joelheira ortopédica GenuTrain OA oferece qualidade de vida. Suas faixas posicionadas em forma de 8, aliviam a dor e a haste lateral estabiliza a articulação do joelho.

Com o sistema Boa® Fit, você pode regular o suporte oferecido pela órtese a qualquer momento e adaptá-lo às suas atividades – como caminhadas ou atividades esportivas.

Conheça nossa linha completa de produtos. Nossa especialidade e nossa missão é trazer para você o alívio das dores e proporcionar todo bem-estar que você precisa.

Voltar para o blog