Fratura do Escafóide causa dor no punho

Quem nunca tropeçou e caiu, e teve que se apoiar com suas mãos no solo para evitar um mau maior? O que talvez você não saiba, é que este apoio com a mão causam uma dor no punho eforçam o punho em extensão é a forma mais comum de produzir uma fratura no escafoide, ou lesão num importante ligamento que mantém a estabilidade do carpo (articulação do punho).



Afinal, o que é a Fratura do Escafoide?


O osso escafoide é o mais frequentemente acometido por fraturas, dentre os ossos do punho e talvez o mais difícil de tratar, devido à particularidade de sua anatomia. A presença de dor no punho e ou inchaço na região dorsal do punho próximo à base do polegar é fortemente indicativa destas lesões.


Fratura do Escafoide Ilustração











Diagnóstico


O diagnóstico da fratura do escafoide deve ser feito o mais precocemente possível, para minimizar o potencial de complicações que podem ocorrer com a demora no tratamento.

As radiografias do punho e escafoide são os primeiros exames de imagem a serem realizados e podem demonstrar as fraturas do rádio, do escafoide e as lesões ligamentares completas (graves).

No entanto as fraturas sem desvio (quando não há separação entre os fragmentos do osso) e as lesões ligamentares parciais ou incompletas podem não ser evidenciadas nas radiografias iniciais e desta forma não serem devidamente diagnosticadas.


Recuperação


A consolidação, ou seja, a cicatrização da fratura do escafoide depende de uma série de fatores dentre os quais estão: o tempo de lesão, a localização da fratura e a presença de lesões ligamentares associadas. Para cada caso existe uma forma de tratamento individualizado que pode variar desde apenas a imobilização do punho até o tratamento cirúrgico com a utilização de parafusos e enxerto ósseo.

Segundo o fisioterapeuta Maurício Garcia, uma fratura do escafoide não tratada ou tratada de forma inadequada geralmente evolui para a não consolidação ou pseudartrose (o osso não “cola”) e esta condição faz com que haja um desarranjo na mecânica do movimento do carpo, que por sua vez desencadeia um processo de degeneração ou “desgaste” desta articulação (a artrose). O mesmo ocorre nas lesões ligamentares.

Nunca devemos subestimar a fratura do escafoide ou as lesões ligamentares do carpo. Na maioria das vezes as complicações são decorrentes da falta de diagnóstico e retardo no início do tratamento adequado e podem ser evitadas pela avaliação precoce de um especialista em Cirurgia da Mão.

 


Indicação de tratamento para a Fratura do Escafoide


Se o seu problema for uma fratura no escafoide, recomendamos o uso da munhequeira ortopédica ManuLoc Bauerfeind - uma órtese estabilizadora que imobiliza o punho sem dificultar as ações do dia a dia. Após contusões ou entorses, ManuLoc protege e imobiliza a mão enquanto a lesão é tratada.

Já se o problema for uma lesão dos ligamentos, recomendamos a munhequeira ortopédica ManuTrain Bauerfeind, que reduz a tensão no punho e proporciona alívio da dor. Esta função é proporcionada pelos pads massageadores inseridos dentro do tecido em malha, que diminuem a tensão nos nervos e tendões.


VOCÊ TAMBÉM PODE SE INTERESSAR POR OUTROS ASSUNTOS EM NOSSO BLOG! QUE TAL LER SOBRE A SÍNDROME DO TÚNEL DO CARPO?


Voltar para o blog