Entorse no joelho: Como pode ocorrer e como tratar?

Um movimento em falso, um minuto de desatenção e a qualquer momento pode acontecer uma entorse no joelho. A torção do joelho pode ocorrer de forma inusitada e trazer problemas sérios, e não somente para atletas ou pessoas que pratiquem algum esporte. Pode acontecer com qualquer um, inclusive você.

 


Afinal, o que é o entorse no joelho?

É um equívoco associar a entorse no joelho exclusivamente a atletas, já que basta um movimento mal executado para que isso ocorra. A entorse está relacionada a um movimento de rotação do joelho, que de alguma forma, sobrecarrega os ligamentos e a cápsula articular, causando algum tipo de lesão. Para que você compreenda melhor como isso acontece, vamos falar sobre o funcionamento do joelho.

 

Entorse no joelho: Como pode ocorrer e como tratar?



O joelho é uma das estruturas mais importantes do nosso organismo. É composto basicamente por 3 elementos: o fêmur, a patela e a tíbia. Para garantir a estabilidade entre eles existem vários ligamentos na articulação do joelho. Os ligamentos são um tecido fibroso que une um osso ao outro, sendo responsáveis por controlar os movimentos de rotação do seu joelho.

Quatro destes ligamentos são mais conhecidos, e os mais suscetíveis a lesões. Os ligamentos cruzado anterior e posterior, se encontram no centro da articulação, e os ligamentos colaterais medial e lateral, que se situam um em cada lado da articulação.



Sintomas

Os principais sintomas de uma entorse no joelho são inchaço da área; dor intensa; dificuldade de apoiar o peso na perna que foi afetada; rigidez ao dobrar o joelho. Em alguns casos é possível também ouvir um barulho no momento da lesão, não é incomum também o aparecimento de hematomas e espasmos musculares.

No entanto os sintomas variam em intensidade de acordo com a gravidade da lesão:
• Se a lesão for leve, os sintomas são dor suave ou moderada e um inchaço que pode perdurar por até 24h.
• Se a lesão for moderada, a intensidade da dor aumenta, especialmente quando movimentos são feitos.
• E se for considerada grave, a dor aumenta ainda mais de intensidade, prejudicando os movimentos a ponto de algumas pessoas não conseguirem se locomover sozinhas.



Como pode ocorrer a entorse no joelho?

A entorse no joelho ocorre quando um movimento é executado e excede o limite que estes ligamentos suportam. Ou seja, quando você executa um movimento de rotação que ultrapassa os limites de contenção, podendo até mesmo ocorrer o estiramento do ligamentos.

A forma com que isso acontece e a intensidade é o que vai determinar a gravidade da lesão, podendo ocorrer inclusive o rompimento de um desses ligamentos.

Pode acontecer durante a prática esportiva, mas também em pequenos acidentes no dia a dia, quando você não prevê que vai acontecer um desses movimentos bruscos. Basta você manter o pé totalmente no chão não acompanhando a rotação do joelho que você estará sujeito a ter uma entorse no joelho.


Como saber qual a gravidade da lesão?

Podemos dizer que existem 3 níveis de lesões possíveis:

1- No grau 1, a lesão é mais leve. Você pode sentir dor e desconforto, mas poucas fibras são danificadas e a cicatrização acontece naturalmente com o passar dos dias.
2- No grau 2, há um comprometimento maior nas fibras, porém não há dano suficiente para que o ligamento perca sua capacidade de fornecer estabilidade para a articulação.
3- No grau 3, acontece o rompimento completo do ligamento, e nesses casos, a cirurgia é recomendada.

Independente do grau da lesão, tenha em mente que durante o processo de recuperação de uma entorse no joelho, o paciente terá que passar por três estágios importantes: recuperação dos movimentos, recuperação da força e recuperação do equilíbrio.



Diagnóstico

O diagnóstico correto pode ser feito apenas por um médico, através de exame físico onde ele avaliará o inchaço, a qualidade dos movimentos que você consegue fazer, e a sensibilidade do joelho. Se forem necessários exames adicionais, o médico poderá solicitar um raio-x para procurar indícios de possíveis fraturas, ultrassom ou ressonância magnética para avaliar com mais precisão a extensão da lesão nos ligamentos, meniscos ou tendões.



Tratamentos

O tratamento será determinado pelo médico após avaliar a gravidade e extensão da lesão, mas adotar medidas protetivas para o joelho são recomendadas assim como repouso, compressas de gelo, compressão e elevação.

Em alguns casos pode ser necessário o uso de tala, imobilizador ou até mesmo muletas para atenuar o impacto no joelho. A drenagem de líquidos também é uma forma de tratamento que pode ser recomendada, sendo a cirurgia sempre o último recurso. Fisioterapia exercícios também são recomendados, mas sempre com orientação de um profissional.

As Joelheiras Ortopédicas da Bauerfeind podem ser grandes aliadas na prevenção e tratamento das entorses no joelho, trazendo conforto e maior estabilidade para seus movimentos.

 

 

VOCÊ PODE SE INTERESSAR POR OUTROS ASSUNTOS! QUE TAL LER MAIS SOBRE O QUE FAZER CASO O LIGAMENTO DO SEU JOELHO SEJA ROMPIDO? 

Voltar para o blog