Dores nas pernas durante a noite? Pode ser varizes!

Dores nas pernas durante a noite podem ser apenas cansaço, mas também podem ser um sintoma de varizes. Vamos saber a diferença?

Um terço da população sofre com as varizes, e muitos pacientes já estão acostumados com os sintomas associados. Mas por que as varizes causam dores nas pernas mais à noite ou quando você resolve descansar?

As dores nas pernas podem surgir por motivos diferentes, tudo depende muito do estilo de vida que você adota e seus hábitos. Se você pratica exercícios, faz longas caminhadas, ou trabalha em alguma atividade que requeira um suporte maior das suas pernas é natural que, eventualmente, sinta dores nas pernas.

O uso de sapatos de salto alto, e a permanência por muito tempo em pé ou sentado também podem causar dores nas pernas, porém esses três fatores são considerados gatilhos para o aparecimento de varizes. E nesses casos, os cuidados devem ser mais criteriosos.


LEIA TAMBÉM SOBRE OS CUIDADOS COM A CIRCULAÇÃO DAS PERNAS EM VIAGENS FREQUENTES

 


Você sabe o que são varizes?

As varizes são causadas por uma condição chamada insuficiência venosa crônica, que ocorre quando as minúsculas válvulas das veias unidirecionais começam a funcionar mal.

Quando as válvulas das veias param de se fechar corretamente, o sangue começa a se acumular ou refluir. O trajeto que o sangue faz nas nossas veias é feito contra a gravidade, e isso pode interferir no bom funcionamento da nossa circulação causando dores das pernas.

 

Dores nas pernas durante a noite? Pode ser varizes!



A dor é um resultado desse processo que faz com que as veias afetadas inchem. Com o inchaço, as veias e os tecidos que as cercam são privados do oxigênio e nutrientes que precisam para se manter saudáveis. A circulação prejudicada pode causar inflamação do tecido das pernas, o que consequentemente pode causar muita dor.

 


Sintomas

Algumas pessoas não apresentam nenhum sintoma, enquanto outras podem ter todos ou alguns dos sintomas abaixo:

• Dor, coceira ou sensação de peso nas pernas;
• Queimação, sensação de latejamento ou cãibras musculares;
• Dor que se intensifica após ficar sentado ou em pé por muito tempo;
• Edema crônico na parte inferior das pernas ou tornozelos.



Afinal, por que as varizes doem mais à noite?

Em períodos mais ativos em seu dia a dia você pode não perceber nenhum incômodo, mas durante o repouso, os sintomas ficam mais aparentes e intensos. Isso acontece pois ao longo do dia ocorre um acúmulo de sangue nos membros inferiores. Esse acúmulo está ligado justamente aos fatores que mencionamos acima: ao fato de as pessoas ficarem longos períodos em pé ou sentadas durante o dia, dificultando o retorno do fluxo sanguíneo no caminho até o coração.


Como aliviar essas dores nas pernas?

Sabemos que grande segredo para o aparecimento de qualquer doença é a prevenção. E isso é, especialmente, verdadeiro quando se trata de varizes. Abaixo, descrevemos algumas maneiras simples de apoiar a circulação sanguínea saudável e evitar as dores nas pernas.

• Eleve os pés: Ao deitar-se na cama, levante os pés sobre um ou dois travesseiros para ajudar o sangue a fluir mais facilmente;
• Resfrie as pernas: Seja com compressas geladas, ou banhos gelados para aliviar os membros inferiores;
• Ioga: Para quem pratica ioga, praticar de dez a quinze minutos antes de dormir, ajuda a alongar suavemente os músculos, promovendo a circulação;
• Meias de compressão: Usar meias de compressão de grau médico durante o dia minimiza o acúmulo de sangue;
• Relaxe: Em vez de pular direto para a cama após a atividade, descanse suavemente, reserve cerca de meia hora para soltar as tensões do dia, coloque os pés para cima para ler um livro, ouça música ou apenas sente e relaxe.

Porém, se a dor for consistente, estiver acontecendo todas as noites ou você tiver outros sintomas, converse com seu médico ou especialista sobre como tratar suas varizes.

A Bauerfeind tem uma solução prática e muito confortável para ajudá-lo no processo de prevenção e alívio das dores nas pernas, e até mesmo no tratamento das varizes.

As nossas Meias de Compressão proporcionam compressão gradual e controlada. O grau máximo de compressão está na área dos tornozelos e vai diminuindo gradualmente até a perna. Isso estimula a circulação sanguínea prevenindo varizes e dores nas pernas. As meias são confeccionadas com 50% de microfibra, um material leve, macio e respirável, que absorve o suor mantendo a sua pele livre da umidade.





FONTES

Varizes: por que os sintomas das varizes podem piorar durante a noite?
Varizes podem doer mais à noite: entenda por que e veja soluções para alívio rápido


 

Voltar para o blog