Início / News / Dor no cotovelo?
Dor no cotovelo?

Dor no cotovelo?

Várias podem ser as causas de dor no cotovelo mas, a Epicondilite lateral é a causa mais comum de dor no cotovelo.

Muitos nomes para a mesma dor
A epicondilite lateral também é conhecida como: cotovelo de tenista e bursite epitroclear.


O que é epicondilite lateral?
Epicondilite lateral é um processo inflamatório e degenerativo nos tendões dos músculos do antebraço, especificamente o extensor radial curto do carpo, muito comum a quem realiza movimentos repetitivos com o punho e os dedos. Acomete principalmente adultos de meia-idade, trabalhadores braçais submetidos a esforços repetitivos do membro superior, atletas e até mesmo indivíduos sedentários.

Epicondilite lateral, dores no cotovelo, cotovelo de tenista
Causas
Os músculos que fazem a extensão do punho e dos dedos tem origem na parte lateral do cotovelo, em uma proeminência óssea chamada epicôndilo lateral. Diversos músculos extensores são originados nessa região e quando o punho está virado para cima, estendido, esses músculos contraem-se, gerando tensão em sua origem. Quando ocorre sobrecarga e desgaste dessa região, pode ocorrer fissuras no tendão, iniciando um processo inflamatório e levando, assim, à epicondilite lateral.


Sintomas
Os principais sinais e sintomas de epicondilite lateral são:

  • Dor no cotovelo com piora gradual
  • Irradiação da dor da parte externa do cotovelo para o antebraço e para as costas da mão, principalmente ao segurar ou torcer alguma coisa
  • Fraqueza
  • Rigidez muscular
  • Sensibilidade na região afetada.

     
    Prevenção

    • Realizar sempre aquecimento antes da prática desportiva;
    • Evitar movimentos bruscos;
    • Desenvolver a musculatura com atividade física regular, de preferência com o acompanhamento de um fisioterapeuta ou profissional da área
    • Fazer o uso de órteses de estabilização caso sinta insegurança ao realizar algum movimento
    A Bauerfeind disponibiliza alguns produtos que podem auxiliar na prevenção e recuperação do entorse de tornozelo, são eles:

    EpiTrain, Bauerfeind, cotoveleira, epicondilite lateralEpitrain: é indicada para Epicondilite lateral (Cotovelo de Tenista), além de Epicondilite medial (Cotovelo de Golfista), Dor no cotovelo, Inchaço no cotovelo, Tendinite do cotovelo e Artrite do cotovelo. A EpiTrain proporciona alívio da dor e, através de seus pads estabilizadores estimula os músculos auxiliando a recuperação.





    EpiPoint, cotovelo de tenista, epicondilite lateralEpiPoint: é indicada para Epicondilite lateral (Cotovelo de Tenista), além de Epicondilite medial (Cotovelo de Golfista). A EpiPoint massageia esses tecidos durante os exercícios e estimula o metabolismo. Isso pode acelerar a diminuição do inchaço. Essa órtese tem um elástico que ajuda a compressão a atuar na área desejada, reduzindo a tensão sobre o tendão.