Dor atrás do joelho: O que pode ser

A dor no joelho é uma das queixas mais comuns nos consultórios dos ortopedistas. Ela pode se manifestar na parte frontal, na parte lateral, e pode aparecer também como uma dor atrás do joelho.



O que é e principais sintomas

Os joelhos são estruturas que absorvem o impacto dos nossos movimentos corporais, e por este motivo é tão suscetível a lesões. No caso específico da dor atrás do joelho, ela pode surgir por vários motivos diferentes, e abordaremos os principais nesse artigo.

Sabemos que a dor atrás do joelho é uma dor reflexa, e surge como consequência quando acontece algum tipo de lesão na parte lateral ou medial do joelho. Algumas atividades como corrida e crossfit exigem muito dessas articulações, tornando os praticantes desses esportes mais passíveis de lesões.

A dor localizada na parte de trás do joelho pode surgir e permanecer por alguns dias. Geralmente é acompanhada por outros sintomas como edema, vermelhidão no local, dificuldades de andar ou de subir escadas.

Se perceber quaisquer alterações como estas, procure atendimento médico.

 


Principais causas de dor atrás do joelho

Como dissemos anteriormente, a dor que surge na parte posterior do joelho pode estar associada a lesões que ocorrem na parte lateral e medial dessa articulação. Essas alterações podem ter origem em alterações ósseas, musculares ou neurais.

As causas mais comuns de dor atrás do joelho são:

• Cisto de Baker – Está é uma lesão benigna que causa dor e inchaço na área afetada, e surge quando a cápsula da articulação do joelho, produz líquido sinovial em excesso.


• Tendinite - A tendinite também é um lesão que pode desencadear dor na parte de trás do joelho, especialmente a tendinite isquiotibial. Este tipo de lesão acomete a musculatura posterior da coxa, quando é submetida a cargas de excessivas, e como consequência, surge essa dor reflexa na parte posterior do joelho. 

Nossa recomendação de produto para auxiliar no tratamento dessas dores, é a GenuTrain, que é a joelheira ortopédica que ajuda a recuperar a mobilidade, reduzir a dor e estimular a recuperação de lesões, assegurando que qualquer tipo de inchaço regrida rapidamente. 


• Artrose – A artrose é uma doença de natureza degenerativa, que afeta as articulações. Pode surgir por vários fatores mas geralmente afeta as pessoas mais velhas e pode ocasionar dor intensa em toda região do joelho. 

Como auxiliar no alívio das dores e no tratamento para a artrose do joelho, a Bauerfeind possui um produto projetado especialmente para esse fim: a GenuTrain A3. Este modelo de Joelheira ortopédica foi especialmente projetada para aliviar as dores de lesões degenerativas, como é o caso da artrose, proporcionando alívio, estabilização e muito conforto. Possui também um pad destinado a prevenir os movimentos da patela.


• Lesão no menisco – O menisco é uma das estruturas que fazem parte do joelho. É responsável pelo amortecimento dos nossos movimentos, e quando afetado, pode ocasionar dor tanto na parte frontal como posterior do joelho. 

Para lesões no menisco nossa recomendação é a Joelheira GenuTrain S. Ela oferece um nível de suporte diferenciado, contém barras laterais e almofada resistente para inserir a patela e mantem a área estável e confortável. O joelho é estabilizado e a mobilidade não é afetada.


• Varizes – As varizes também são uma das causas possíveis para dor atrás do joelho. O aparecimento de varizes ou pequenos vasinhos na região, podem causar a sensação de pernas pesadas e dor no final do dia. 

As Meias de Compressão Bauerfeind são uma solução confortável e eficiente para ajudá-lo no alívio das dores causadas pelas varizes, pois oferecem compressão gradual e controlada. O grau máximo de compressão está na área dos tornozelos e vai diminuindo gradualmente até a perna. Isso estimula a circulação sanguínea prevenindo varizes e pernas doloridas. 


Outro motivo que é importante ressaltar é a influência que o seu tipo de pisada pode ter no aparecimento dessas dores. A forma como seus pés encostam no chão quando você caminha, influencia bastante em várias estruturas do seu corpo, principalmente as que absorvem impacto. Agende um teste de pisada conosco para saber se você precisa de alguma tipo de correção. A partir desse teste, A Bauerfeind confecciona palmilhas especialmente feitas para você.

 


Dicas para aliviar a dor atrás do joelho

• Escolha calçados confortáveis, e evite o uso prolongado de sapatos de salto alto;
• Durma com um travesseiro entre as pernas como uma apoio extra;
• Controle o peso corporal, mantenha-se dentro no peso adequado para sua estrutura física;
• Utiliza palmilhas ortopédicas para corrigir a sua pisada;
• Faça exercícios adequados para sua condição;
• Evite períodos prolongados permanecendo de pé ou sentado.





FONTES

Dor atrás do joelho: 5 principais causas (e o que fazer)
Dor atrás do joelho pode ser prevenida | Clínica Orthop
SAÚDE FISIO - Dor atrás do Joelho - DHoje Interior
Dor atrás do joelho: o que é, como tratar  - Instituto Trata

Voltar para o blog