Dicas Para Minimizar as Dores na Gravidez

Muitas mudanças acontecem no corpo feminino enquanto se prepara para o momento do parto. Nessas mudanças, as dores podem se intensificar. É neste momento que você precisa receber dicas para minimizar as dores tão comuns na gravidez.

A transformação é grande e é necessário cuidados para que ele se adapte a essa nova fase.

 

Mudanças no corpo durante a gravidez

A alteração hormonal deixa os ligamentos do corpo mais flexíveis e com maior mobilidade. Isso ajuda o corpo a se preparar para o crescimento do bebê e o momento do parto.

É normal que todas essas mudanças causem algumas dores e desconfortos, principalmente nos últimos meses de gestação. Porém, apesar de esperadas, essas dores devem ser acompanhadas pelo seu médico, garantindo que não aconteça nenhum problema no futuro.

 

Dor nas Costas na Gravidez

A dor nas costas é uma das dores mais comuns na gravidez. A mulhe ganha peso e isso força exageradamente a coluna, principalmente na região lombar.

Apesar de ser inevitável sentir certo desconforto, existem algumas medidas que podem diminuir essas e outras dores pela coluna.

 

Mantenha a postura correta

Uma maneira simples de reduzir as dores nas costas é ter uma boa postura; sentada, em pé ou durante a prática de atividades físicas.

Ao sentar, certifique-se de que toda a coluna esteja apoiada na cadeira. Quando caminhar, utilize sapatos baixos, que proporcionam maior conforto para os pés. Já ao ficar em pé, procure colocar parte do peso do corpo na parte anterior dos pés, sem sobrecarregar os calcanhares.

 

Utilize uma cinta ortopédica lombar durante a gravidez

Cinta Lombar Ortopédica LumboTrain Lady Bauerfeind

Outra forma de ajustar a postura e minimizar as dores na coluna é utilizar uma cinta ortopédica lombar. Ela alivia a pressão e ajuda na sustentação de toda a região.

A Cinta Lombar Ortopédica LumboTrain Lady, da Bauerfeind, foi desenvolvida pensando especificamente na anatomia do corpo feminino, proporcionando muito mais conforto no dia a dia.

A Cinta possui uma almofada de silicone que massageia as costas de acordo com o movimento do seu corpo. Ela estimula a região e ativa a musculatura para reduzir a dor. Além disso, ela se ajusta facilmente ao corpo, independente do estágio da gravidez, e suas alças permitem que ela seja colocada de forma prática e rápida.

 

 

DOR NAS PERNAS DURANTE A GRAVIDEZ

Durante a gravidez, o corpo da mulher precisa trabalhar ainda mais para atender às suas necessidades e também as necessidades do bebê.

Por isso, outra mudança fisiológica na gravidez é o aumento de cerca de 40% no volume de sangue. Isso garante ao bebê uma quantidade ideal de oxigênio. Somado ao aumento das veias e do peso corporal, traz dores nas pernas, inchaço e cãibras.

 

Dicas para aliviar o inchaço nas pernas

Não fique muito tempo sentado, em pé ou com as pernas cruzadas. Estas posições aumentam a pressão da gravidade e desfavorecem a circulação do sangue. O que fazer:

• Levante-se a cada uma ou duas horas
• Caminhe por alguns minutos e alongue-se
• Faça movimentos circulares com os pés em todos os sentidos
• Levante-se na ponta dos pés e contraia a panturrilha por 15 vezes seguidas
• Mantenha as pernas para o alto por 15 minutos.

     

    Utilize meias de compressão

    Meias de Compressão BauerfeindMeias de compressão são importantes por facilitarem a subida do sangue pelas pernas, diminuindo as dores e o inchaço.

    As Meias de Compressão Bauerfeind são produzidas em oito tamanhos diferentes, e garantem a compressão correta para cada pessoa. São confeccionadas com material que não aquece a perna e mantém o suor afastado do corpo.

    Para deixá-la ainda mais confortável, a sola e o peito do pé são revestidos por uma trama diferente. Isso proporciona conforto dentro do calçado. Na região do tendão Calcâneo (Tendão de Aquiles), possui um corte que previne o excesso de pressão.

     

    Dores nos pés durante a gravidez

    Além da má circulação sanguínea, do inchaço e do aumento do peso corporal, a forma de andar nessa nova fase também pode causar dores nos pés durante a gravidez.

    É muito importante manter uma boa postura ao caminhar e utilizar sempre calçados confortáveis.

     

    Use palmilhas sob medida

    Palmilhas Sob Medida BauerfeindOutra forma eficaz de reduzir as dores é o uso de uma palmilha sob medida, feita exclusivamente para você ;) (!?)


    As Palmilhas Sob Medida Bauerfeind proporcionam conforto ao caminhar, corrigem a forma de pisar e o alinhamento dos pés. Auxiliam no alívio das dores nos quadris, na coluna e nos joelhos, regiões que também são afetadas no período da gravidez.

    Pratique atividades físicas

    Pratique Yoga na Gravidez BauerfeindPara minimizar dores no corpo durante a gravidez, a prática de atividades físicas é muito importante.

    Alguns exercícios, como caminhada, yoga, pilates, alongamento e hidroginástica podem auxiliar no relaxamento e no fortalecimento da musculatura de todo o corpo, diminuindo dores e outros desconfortos.

    Lembre-se de consultar seu médico para ter a orientação necessária e se exercitar com segurança.


    Refs:
    https://www.bauerfeind.com.au/blogs/news/the-secret-to-minimising-back-pain-during-pregnancy
     
    https://gauchazh.clicrbs.com.br/geral/noticia/2013/01/medico-da-dicas-para-evitar-e-tratar-dores-comuns-durante-a-gestacao-4010448.html
     
    https://www.minhavida.com.br/familia/listas/17101-8-dores-mais-comuns-na-gravidez-e-como-ameniza-las

     

     

    Voltar para o blog