Deslocamento patelar: Como tratar e prevenir

Muitas vezes não é preciso uma pancada para que a sua patela seja deslocada. Basta um movimento brusco para que você sinta dor e a sensação de instabilidade no joelho. Essa lesão pode acontecer tanto em atletas quanto em pessoas que não praticam esportes. A dor não escolhe em quem chegar nem quando, por isso é necessário você saber um pouco mais sobre a instabilidade e o deslocamento patelar.


A patela é uma das estruturas que compõe o joelho. Mais especificamente, ela é o osso que se encontra na parte da frente do joelho, sendo responsável pela transmissão da força da musculatura da coxa. Quando ocorre algum tipo de trauma, esse osso pode se deslocar para fora de seu local normal, e, é esta lesão que chamamos de deslocamento patelar.

Esta é uma lesão bastante comum e ocorre quase sempre lateralmente. A patela pode ser deslocada da estrutura do joelho ao receber uma pancada inesperada ou quando o indivíduo muda repentinamente de direção, torce o joelho ou em decorrência de práticas esportivas que demandem força aplicada ao joelho. O deslocamento patelar é uma lesão visível, você enxerga o osso fora do lugar e a dor é muito intensa tornando o joelho incapaz de se mover.

 

Deslocamento patelar: Como tratar e prevenir

 


Tratamento e prevenção do deslocamento patelar

O deslocamento patelar pode ser tratado de forma cirúrgica ou não cirúrgica, dependendo da gravidade da lesão, mas geralmente a patela retorna ao locar correto espontaneamente. A lesão pode ocorrer em um episódio apenas, como no caso de algum trauma por exemplo, ou pode ser uma lesão recorrente e nesse caso há outros fatores que a desencadeiam.

Como você já deve ter percebido, a proteção do joelho e consequentemente dos movimentos que ele executa é uma das formas eficazes de evitar essa lesão. Praticar atividades físicas de forma consciente, seguindo todas as instruções recomendadas já é meio caminho andado, mas você ainda pode se beneficiar com o uso de órteses que além de proporcionar maior estabilidade dos movimentos, protege você de forma confortável e segura.

E caso você ainda associe a palavra “órtese” àqueles produtos médicos desconfortáveis e incômodos usados para auxiliar no tratamento de lesões, você precisa conhecer os produtos da Bauerfeind e saber como as órteses evoluíram ao longo dos anos.

A Bauerfeind produz a sua linha de órteses utilizando tecnologia de ponta alemã. Os estudos realizados pela nossa equipe técnica chegaram a resultados excelentes e fornecem mobilidade, conforto, estabilidade e proteção. Para isso foram necessários anos e anos de dedicada pesquisa para chegar ao que hoje, são as melhores, mais eficazes e mais confortáveis órteses do mercado. Não é à toa que a Bauerfeind é a marca preferida dos atletas.

As órteses da Bauerfeind são confeccionadas em malha 3D, que protege você do suor excessivo e possui muita maleabilidade proporcionando todo conforto que você necessita para realizar suas atividades e movimentos, sem a sensação de imobilidade. Além disso, o efeito terapêutico que a compressão médica oferece, ao mesmo tempo que protege, trata a área afetada.



Joelheira GenuTrain P3 Bauerfeind

No caso do deslocamento patelar, recomendamos o uso da nossa Joelheira Ortopédica GenuTrain P3. 

A GenuTrain P3 da Bauerfeind alivia a dor e a inflamação causada pelo desalinhamento da rótula (patela), ela ajuda a tratar as dores que irradiam dos músculos, tendões e articulações na região dos joelhos. Produzida com material respirável e de toque macio, é confortável e pode ser usada sob a roupa.

Além disso, ela também estabiliza e protege a patela durante todo e qualquer movimento. Junto com o mecanismo de “strap” corretivo, a almofada em formato de anel deixa a patela segura em uma posição natural e confortável, prevenindo qualquer instabilidade ou torção. A GenuTrain P3 exerce compressão moderada, o que promove massageamento muscular e redução de inchaço e dor.

Mantenha seu estilo de vida ativo, livre das dores no joelho com a GenuTrain P3.







FONTES

Deslocamento patelar - Lesões; intoxicação - Manuais MSD edição para profissionais
Instabilidade patelar | Especialista em Joelho |Dr. Pedro Giglio
Patela Fora Do Lugar - Instituto Trata
Luxação ou instabilidade patelar - Dr. Lucas Melo

 

Voltar para o blog