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Crossfit: cuidados para evitar as lesões do esporte

Crossfit: cuidados para evitar as lesões do esporte

O esporte que vem crescendo em todo mundo há mais de 5 anos apresenta alguns números preocupantes. Que tal se prevenir para não fazer parte das estatísticas?

Por ser um programa relativamente novo, o Crossfit conta com muitos participantes. Conheça aqui além da história, o Crossfit: cuidados para evitar as lesões do esporte.

 

História

Criado em 2000 pelo ex ginasta Greg Glassman, o Crossfit tem inspiração em treinamentos militares e hoje é febre mundial com mais de 10.000 academias oficiais pelo mundo.

 

Conceito do Crossfit

O CrossFit é um programa de condicionamento e intensidade de movimento funcional, de alta intensidade e intensidade constante e tem como objetivo desenvolver aspectos diversos e completos em um treinamento e não apenas a força, o Crossfit elegeu diferentes habilidades para criar o exercício “perfeito” e alcançar resultados satisfatórios, são elas: força, flexibilidade, potência, velocidade, coordenação, equilíbrio, precisão, agilidade, resistência muscular e cardiorespiratória.

 

Efetividade

Para conseguir um melhor resultado é ideal que o grau de energia seja elevado e isso depende muito da iniciação na prática e do período de treinamento. Ter um início com cuidados que preservem as articulações e coluna pode ser a chave para um condicionamento perfeito. Os praticantes com treinamento adequado podem queimar até 20 calorias/minuto.

 

ESTUDO:

Segundo estudo(1) feito pelo Journal of Strenght and Conditioning Research o índice de lesão é alto. Cerca de 73% dos praticantes já sofreram algum tipo de lesão durante o treinamento e em 7% dessas lesões foi necessário intervenção cirúrgica.

A taxa de lesões com o CrossFit é semelhante às relatadas na literatura para esportes, como levantamento de peso, ginástica, e esportes de contato não profissionais, como o rugby. As lesões no ombro, na coluna e nos joelhos predominam.

 

(1) O estudo obteve 132 respostas de dados coletados, incluindo dados demográficos gerais, programas de treinamento, perfis de lesões e uso de suplementos.

 

DICAS PARA UM BOM TREINAMENTO:

  1. Pratique Crossfit em uma Box Oficial (que tem o aval Crossfit) e com a supervisão de treinadores certificados.
  2. Faça aquecimento adequado, que trabalhe o corpo com movimentos funcionais. Com ele vc pode prevenir diversos tipos de lesão.
  3. Conheça seus limites e não os ultrapasse. Sinalize ao seu treinador se sentir algum desconforto na prática de um exercício.
  4. Siga apenas as orientações de seu treinador. É ele quem conhece seus limites, qualidades e deficiências e pode evitar que informações equivocadas tragam resultados indesejados.
  5. Tenha atenção redobrada nos exercícios de agachamento. Os joelhos são bastante exigidos.
  6. Ao levantar peso com os braços tenha consciência do movimento. Os ombros podem sofrer algum tipo de lesão.
  7. Postura: preserve a coluna. Se fizer um movimento sem cuidado ou de maneira brusca, é possível adquirir hérnia de disco.
  8. Se necessário, utilize produtos específicos e de qualidade que ofereçam proteção e estabilidade para o seu treinamento como, meias de compressão, joelheiras, cintas, etc.
  9. Alimente-se corretamente. Mantenha uma dieta saudável e equilibrada com a ajuda de um nutricionista, ele pode preparar dietas específicas para treinos, pós-treinos e competições.
  10. Faça um diário de treinamento. Com ele vc pode avaliar seu desempenho, ver pontos falhos e definir metas realistas.
  11. Movimente-se e divirta-se! Lembre-se que a mobilidade é a chave para uma vida saudável, plena e feliz!