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Bauerfeind | Benefícios da Corrida de Rua

Conheça os benefícios da corrida de rua

Sozinho ou em grupo, a corrida de rua é um dos esportes mais democráticos do mundo que atrai quem gosta de atividade física. Ela é o método mais eficaz para a perda de gordura e também para melhorar a autoestima das pessoas. Além disso, há vários benefícios da corrida de rua que vamos explicar ao longo deste post. Veja:

Qual é a idade certa para iniciar a prática da corrida?

A prática da corrida de rua pode ser iniciada a partir dos 14 anos. Adolescentes e adultos devem respeitar as suas limitações e pedir a autorização de um médico ou de um ortopedista para começar a praticar o esporte. Além disso, você deve começar a correr de forma lúdica, com o objetivo de se inserir em alguma atividade de grupo e com o foco na performance e resultados.

Não existe idade máxima para iniciar a corrida. No entanto, toda pessoa que deseja praticar o esporte deve ser orientada por um profissional de educação física e autorizada por profissionais de saúde. Também é importante fazer um check-up clínico e ortopédico, exames ergométricos de esforço e cardiopulmonar.

Para praticar corrida de rua, o ideal é que você já tenha tido outras experiências com atividades físicas. Desta forma, o seu corpo já estará acostumado a praticar exercícios.

Quais os benefícios da corrida de rua?

Melhora a saúde das articulações

Um dos grandes benefícios da corrida de rua é que ela melhora a saúde das articulações. Segundo estudo publicado no Journal of Strength and Conditioning Research, correr ou praticar qualquer outra atividade de impacto traz benefícios. É porque a corrida pressiona a cartilagem dos joelhos, tornozelos e quadris; o ciclo de compressão e expansão que ocorre durante cada etapa é o que ajuda a fortalecer a cartilagem e os ligamentos ao longo tempo.

Além deste estudo, a Revista Britânica de Medicina do Esporte, que é uma referência no assunto, analisou 10 artigos e em 8 deles ficou provado que a corrida não provoca artrose. Em duas publicações soube que a corrida de baixa intensidade protege as articulações. No entanto, em apenas um artigo considerou a corrida como algo ruim para as articulações, mas para corredores de elite, que rodam 200 km por semana.

Mas os benefícios da corrida de rua para as articulações não param por aí. Em 2016, a Revista Americana de Medicina do Esporte publicou outro artigo. Neste, o texto explicava que a corrida não causava artrose, pois a atividade física contínua ajuda na produção do líquido sinuvial, que nutre todas as cartilagens. Por isso, quando praticada de forma sadia não aumenta a chance de degeneração.

Fortalece pernas e pés

Outro dos benefícios da corrida de rua é que ela fortalece pernas e pés. A corrida também desafia a estabilidade do core, que ajuda a manter o corpo ereto, fazendo a transferência de energia e sustentando o peso do corpo.

Além disso, correr mexe com muitos músculos de nosso corpo: rotação de tronco e articulações, pois exige força do núcleo (core) para estabilizar os quadris.

Trabalha os músculos

Os principais músculos utilizados na corrida envolvem os membros inferiors:

O glúteo máximo (que faz o contorno do glúteo) e o quadríceps (que faz a extensão do joelho e ajuda a absorver o impacto do peso durante a corrida). A musculatura posterior da coxa e a panturrilha também são trabalhadas.

Já nos membros superiores são trabalhados os bíceps e deltóides (músculos que contornam os ombros), assim como os braços, que são tão importantes quanto as pernas. Para fortalecer ainda mais os músculos, quem pratica corrida de rua pode praticar a musculação paralelo ao treino da corrida. Com isso, a chance do atleta se lesionar é mínima, pois não haverá déficit de força muscular ou flexibilidade.

Mantém o peso

Como em qualquer exercício aeróbico, um dos benefícios da corrida é auxiliar na perda de peso. No começo, você deve correr de forma moderada (até 80% da frequência cardíaca máxima). Isso ajuda na queima das calorias e na perda de gordura. Porém, depois de condicionado, você poderá precisar de novos estímulos para continuar perdendo peso sem perder músculos.

Para isso, é necessário associar o treinamento ao que a pessoa ingere. Deve haver um déficit calórico para que a pessoa possa emagrecer. O ideal para emagrecer, perder peso e diminuir o percentual de gordura é que o indivíduo mude seu hábito alimentar e faça atividades físicas, correndo dois a três dias intercalados com duas sessões de fortalecimento muscular, no mínimo uma sessão de alongamento e um dia de repouso.

Quais os produtos que auxiliam no tratamento e na prevenção de lesões?

Assim como cuidar da alimentação, é importante estar preparado para praticar a corrida de rua e evitar lesões. A Bauerfeind produz meias de compressão e palmilhas sob medida que evitam as lesões mais comuns como canelite, torções no tornozelo e problemas nos pés, além, de dores nas costas.

Produtos que auxiliam no tratamento e prevenção de lesões de corrida de rua

As meias de compreensão estimulam o retorno venoso, aumentam o fluxo de oxigênio para os músculos, o que melhora o seu desempenho físico. Outro benefício é que as meias diminuem o acúmulo de ácido láctico nos músculos durante a atividade física e alinha as fibras musculares. O movimento é beneficiado porque se diminui a vibração muscular e reduz as chances de dores e fadiga.

Já as palmilhas sob medida evitam a fascite plantar, pés chatos, pés valgos, problemas de desequilíbrio na coluna entre outros. Elas também possibilitam corrigir e adaptar a diferentes variações anatômicas, doenças estruturais e ou funcionais. A órtese oferece conforto para quem corre e pode ser usada sempre, em todas as atividades.

A palmilha sob medida da Bauerfeind é produzida com a tecnologia PowerWave, composta de almofadas funcionais com diferentes graus de densidades de altíssima qualidade. O sistema permite que todas as necessidades de carga, pressão, flexibilidade, entre outros sejam atingidas em sua totalidade.

Agora que você já sabe os benefícios da corrida de rua, que tal se preparar para começar a praticar a atividade esportiva? Lembre-se de cuidar da sua alimentação e não se esqueça de usar uma proteção para as suas pernas e pés. Cuide do seu corpo, da sua mente e pratique esportes!

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https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S1934148212000767

https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0958259212000648?via%3Dihub

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