Como tratar o Entorse de Tornozelo?

Quem nunca deu uma pisada em falso e “torceu o pé”? Se isso já aconteceu com você sabe que a dor pode ser incômoda e persistente, mas talvez o que você não saiba é que essa torsão pode se transformar em algo mais grave. Vamos saber mais sobre o tratamento e a prevenção do entorse de tornozelo?

A entorse de tornozelo é uma das lesões mais comuns de acontecer durante as atividades físicas e até mesmo nas atividades do dia a dia. Não é raro vermos pessoas de todas as idades, torcendo o pé em uma caminhada trivial, ou nos trajetos de sua rotina. Mas atenção... o que em um primeiro momento pode parecer um pequeno acidente de percurso pode se transformar em uma lesão que pode deixar sequelas para toda a vida se não for tratada corretamente.

Não minimize, os sintomas e nem protele a ida a um médico especialista se os sintomas de dor, inchaço, hematomas, edemas, vermelhidão e aumento e temperatura local persistirem. Pois pode ter ocorrido, durante essa virada brusca do seu pé, um estiramento ou ruptura parcial/total de ligamentos no tornozelo.

Por este motivo é importante que você procure um especialista para avaliar o seu caso, pois há diferentes graus de lesões e cada grau necessita de cuidados diferenciados.

 

LEIA MAIS SOBRE OS DIFERENTES GRAUS DO ENTORSE DE TORNOZELO



CUIDADOS PÓS LESÃO

Há alguns cuidados imediatos que você pode tomar, assim que sofre uma entorse. Essas medida podem aliviar a dor e os demais sintomas:
• Deixe a perna elevada para diminuir o inchaço da região;
• Aplique gelo a cada 3 horas durante 20 minutos;
• Evite carga no tornozelo quando houver muita instabilidade;
• Faça fisioterapia com indicação e acompanhamento de profissionais da área;
• Use de órteses que auxiliem na estabilização, proteção e recuperação.

Agora você pode estar se perguntando se há alguma forma de prevenir esta lesão, já que ela sempre ocorre de forma totalmente inesperada!

A resposta é sim! Há alguns cuidados que comprovadamente podem reduzir e prevenir que estas lesões aconteçam. Como dicas gerais podemos sugerir que você sempre escolha calçados estáveis e confortáveis; tenha sempre muita atenção com pisos irregulares; evite mudanças bruscas de posição, e se você for um esportista, não esqueça de sempre realizar aquecimento antes da sua prática.

Há alguns cuidados que comprovadamente podem reduzir e prevenir que estas lesões aconteçam. Como dicas gerais podemos sugerir que você sempre escolha calçados estáveis e confortáveis; tenha sempre muita atenção com pisos irregulares; evite mudanças bruscas de posição, e se você for um esportista, não esqueça de sempre realizar aquecimento antes da sua prática.

O uso de órteses de estabilização também contribuem muito para que você sinta total conforto e segurança na hora de realizar seus movimento, e a Bauerfeind tem a solução perfeita para você. Conheça três modelos de órteses que podem ajudá-lo no processos de recuperação e prevenção de lesões no tornozelo:



TORNOZELEIRA ORTOPÉDICA MALLEOTRAIN BAUERFEIND

Tornozeleira Ortopédica MalleoTrain Bauerfeind

A tornozeleira ortopédica MalleoTrain Bauerfeind aumenta a estabilidade e dá força ao seu tornozelo. O tecido em malha é anatômico, adapta-se ao formato do tornozelo e proporciona a compressão necessária, sem machucar. Além disso ela estabiliza o tornozelo e seus ligamentos, melhorando também a circulação. Esta é a órtese que estabiliza seu tornozelo, reduz o inchaço e alivia a sua dor.

 


 

Possui suporte confortável, e, a cada movimento, dois pads de silicone realizam uma massagem intermitente. Eles são acolchoados e atuam tanto na parte interna quanto na parte externa do pé, reduzindo o inchaço e proporcionando ainda mais estabilidade.

 



TORNOZELEIRA ORTOPÉDICA MALLEOTRAIN S BAUERFEIND

Tornozeleira Ortopédica MalleoTrain S Bauerfeind

A MalleoTrain S é a órtese indicada para entorses do tornozelo, inchaços e ruptura ligamentar. A MalleoTrain S estabiliza o tornozelo sem restringir movimento. Ideal para usar durante o esporte, ela se encaixa na sua rotina de treinos e previne contra lesões futuras.

 

 

 

 

Os straps ajustáveis da tornozeleira agem como uma bandagem, mas são fáceis de vestir e ajustar sua compressão, permitindo mais conforto e movimentação. O tecido em malha garante o conforto por ser respirável, mantendo a umidade e o suor longe da pele.

 

 

TORNOZELEIRA ORTOPÉDICA MALLEOLOC L BAUERFEIND

Tornozeleira Ortopédica MalleoLoc L Bauerfeind

Se o seu tornozelo apresenta instabilidade crônica, inchaço ou precisa de tratamento conservador, a tornozeleira ortopédica MalleoLoc L Bauerfeind é uma órtese que proporciona a estabilização unilateral do tornozelo sem restringir muito seus movimentos. Ela é o modelo que oferece suporte diário para a estabilização lateral do tornozelo.

 

 

 

Mesmo com o tornozelo machucado, recém-operado ou enfraquecido você pode usar com seu calçado preferido. A tornozeleira ortopédica MalleoLoc L é uma órtese para estabilização unilateral do tornozelo e, como o nome sugere, é uma estrutura em formato de “L”, anatômica, acolchoada e leve, fixada com tiras de velcro.

 

 

 

 

 

Voltar para o blog