Como tratar a fratura da patela?

Os joelhos são uma das estruturas mais importantes do nosso organismo, e também uma das mais frágeis. E apesar de ser considerada rara de acontecer, a Fratura da Patela é uma das lesões que podem ocorrer nesta região. Saiba agora como tratar a Fratura da Patela.

Também chamada de rótula, a patela é um osso que juntamente com o fêmur, a tíbia e os tendões compõem o joelho. A patela tem forma triangular com bordas arredondadas e está localizada na parte frontal, tendo como função principal proteger toda a estrutura do joelho.

A Fratura da Patela é classificada como leve ou grave e pode ocorrer devido a dois tipos de traumas. São eles:

• Diretos: como por exemplo em decorrência de quedas sobre o joelho e acidentes automobilísticos.

• Indiretos: quando não há impacto direto e sim uma sobrecarga no mecanismo extensor.

É importante mencionarmos que a Osteoporose e distúrbios de equilíbrio também podem colaborar para que aconteça a Fratura da Patela. Outras lesões como a lesão do menisco ou a lesão do ligamento cruzado anterior também podem ocasionar a Fratura da Patela.

 

Como tratar a Fratura da Patela

Uma vez devidamente diagnosticada a fratura, o médico poderá adotar duas formas de tratamento dependendo da gravidade da lesão.

O tratamento cirúrgico é indicado quando a fratura é mais grave, seja da forma exposta ou fragmentada. Nestes casos é possível que seja necessária a implementação de pinos ou parafusos para estabilizar o osso no lugar certo.

Outra alternativa é o tratamento conservador, em que são observados o uso de imobilização através de tala gessada, gesso ou órteses dependendo do tipo da lesão. A imobilização do joelho precisa ser adotada para que ocorra a cicatrização da patela, isso geralmente ocorre em cerca de 6 semanas.

Nesta situação a Bauerfeind é sua maior parceira!

Temos em nossa linha de produtos uma órtese especialmente projetada para fornecer a estabilidade e a imobilização que seu joelho necessita para o tratamento da Fratura da Patela.

 

Joelheira Secutec Genu Bauerfeind

Conheça a Joelheira Secutec Genu Bauerfeind. Ela é uma órtese estabilizadora rígida com mecanismo de travamento em flexão e extensão, a joelheira adequada para proporcionar a imobilização que o joelho necessita durante o tratamento da Fratura da Patela. Leve e robusta, a Secutec Genu é fácil de colocar e tirar, projetada para se ajustar à anatomia da perna, e é muito confortável de usar.

 

 

Voltar para o blog