Como tratar a Condromalácia Patelar?

Fique atento a sintomas como estalos, inchaço por baixo da patela e dores constantes no meio do joelho. Estes são sintomas clássicos da Condromalácia, que é mais uma entre as tantas lesões possíveis na área do joelho. Vamos saber como tratar a Condromalácia Patelar?

A Condromalácia Patelar é causada pelo desgaste natural da cartilagem do joelho, que tem como função permitir o deslizamento da patela (rótula) no fêmur durante os movimentos de flexão e extensão. Este desgaste pode ocasionar pequenas rachaduras, causando dor e inflamação.

Além destes sintomas você pode ter outros como o aumento da sensibilidade em dias frios e sensação de fraqueza, além de dor ao subir escadas ou até mesmo ao permanecer muito tempo sentado.

 

LEIA TUDO SOBRE O QUE É A CONDROMALÁCIA PATELAR!


Como tratar a Condromalácia Patelar?

O primeiro passo é buscar orientação médica para que um especialista possa fazer o diagnóstico correto, até mesmo porque se o diagnóstico for Condromalácia Patelar, ela pode se apresentar em graus diferentes, e esta informação é relevante para o tratamento a ser adotado.

As causas podem ser variadas e vão desde traumas causados por impacto na cartilagem como pelo uso de salto alto por exemplo, além dos desgastes naturais da idade, artrose ou pela sobrecarga causada pela obesidade.


Tratamentos possíveis

O tratamento com medicamentos analgésicos e anti-inflamatórios pode ser prescrito, bem como a fisioterapia, que ajudará na recuperação gradual dos movimentos. O uso de órteses também é aconselhado, pois além de aliviar os sintomas de dor, protegem a área afetada e restringe os movimentos confortavelmente, de forma que você mantém a sua mobilidade mas com total proteção para que movimentos bruscos ou eventuais perdas de estabilidade não ocorram.

A Bauerfeind possui uma linha de órteses ortopédicas indicadas para o tratamento dessa lesão nos seus diferentes graus. Cada órtese possui características que se adaptam à necessidade que cada lesão requer.

Joelheira GenuTrain Bauerfeind

Para os casos mais leves a indicação é a Joelheira GenuTrain Bauerfeind. Este modelo ajuda a recuperar a mobilidade, reduzir a dor, estimular a recuperação de lesões e assegurar que qualquer inchaço regrida rapidamente. Ela é confeccionada com um tecido de malha flexível, que torna a órtese elástica e confortável. Por ser respirável, ela mantém o suor afastado da pele, proporcionando todo o conforto que você merece.

 

 

 

 

Já para lesões mais graves a nossa indicação é a Joelheira Genutrain P3. Além de todos os benefícios que a GenuTrain oferece, este modelo estabiliza e proteger a patela durante os movimentos, pois possui uma almofada de silicone profunda, que posiciona a patela em seu lugar, diminuindo as tensões nos tendões patelar e femoral e a fricção dos ossos do joelho e aliviando a dor.






 

 

 

Com o uso das órteses, quem tem condromalácia se sente mais confortável para praticar exercícios, fazer fisioterapia e voltar ao esporte. Como consequência, a musculatura é fortalecida, o que também ajuda na diminuição das dores.

 

 

Voltar para o blog