Como prevenir e tratar o espasmo muscular na coluna?
Dor nas costas, mau jeito na coluna, lombalgia, espasmo na coluna... os nomes são muitos mas o incômodo que a dor causa é o mesmo! E caso você não saiba, esta é uma das principais queixas nos consultórios médicos do mundo inteiro.

De acordo com os dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), as dores na coluna atingem aproximadamente 80% da população mundial. Geralmente as regiões mais afetadas são a região lombar e a cervical. É um número bastante expressivo, o que nos faz refletir sobre a necessidade de adotar melhores hábitos em relação a nossa postura e saúde de forma geral.



O que é espasmo na coluna e quais são os principais vilões desta lesão?

Os músculos situados nas costas estão sujeitos a sofrer lesões ou irritações e há alguns motivos possíveis para que isto ocorra, como por exemplo um trauma súbito, entorses, movimentos bruscos rotacionais, ou até mesmo uma noite que você tenha dormido em uma posição desconfortável.

Quando por algum destes motivos o músculo é lesionado ou até mesmo quando ele está cansado ou sobrecarregado, a resposta da musculatura acontece na tentativa de proteger as estruturas do seu corpo. Dessa forma podem acontecer contrações involuntárias em um ou mais músculos que relaxam e contraem na tentativa de estabilizar o que está causando incômodo.

 

LEIA TUDO SOBRE O QUE É E QUAIS AS CAUSAS DO ESPASMO MUSCULAR NA COLUNA!



Como prevenir e tratar o espasmo muscular na coluna?

As orientações para atletas e pessoas que praticam atividades físicas de forma amadora, ou até mesmo as que não praticam, de forma geral são as mesmas. A avaliação médica é indispensável para determinar as causas específicas da dor e definir qual é tratamento mais adequado. Vamos compartilhar com vocês as orientações gerais:


• Adote uma dieta saudável para controlar o peso corporal e prevenir que a coluna sofra com as sobrecargas;
• Não carregue excesso de peso no dia a dia ou no trabalho;
• Pratique exercícios de alongamento;
• Mantenha uma postura corporal adequada em todas as situações;
• Pratique atividades físicas sob orientação profissional, e
• faça uso de órteses que estabilizem a região lombar.



O uso de órteses pode trazer muitos benefícios. Além do alívio da dor, ajuda você a manter uma boa postura e acelera os processos de recuperação. 

 

A BAUERFEIND DISPONIBILIZA ALGUNS PRODUTOS QUE PODEM AUXILIAR NA PREVENÇÃO E RECUPERAÇÃO DO ESPASMO MUSCULAR NA COLUNA, SÃO ELES:

Cinta Lombar Ortopédica LumboTrain BauerfeindA LumboTrain, é uma órtese estabilizadora que ajuda a reduzir as dores na coluna e melhora a mobilidade. O pad confortável na órtese promove massagem constante conforme a movimentação, fazendo com que esse estímulo diminua a dor e reduza a tensão muscular. 





 




E a  LumboTrain Lady, ajuda a reduzir as dores na coluna, melhora a mobilidade e reduz a necessidade de tratamentos com medicamentos. Este produto é desenhado especificamente para mulheres, respeitando a anatomia feminina e proporcionando mais conforto.

 

 

 

 

 

 

 



 





 

Voltar para o blog