SÍndrome da Banda Iliotibial: Prevenção e tratamento.

Uma das lesões mais comuns em esportes como, por exemplo, a corrida e o ciclismo, é a Síndrome da Banda Iliotibial, ou “tendinite de corredor”. Outras atividades que tenham por característica movimentos repetitivos também podem causar essa lesão tão incômoda. Mas você sabe como prevenir a Síndrome da Banda Iliotibial?



O que é a Síndrome da Banda Iliotibial?

Primeiramente vamos entender o que é essa lesão. A síndrome da banda iliotibial é uma lesão causada por esforço repetitivo que afeta o ligamento que se estende ao longo da parte externa da perna, unindo o quadril ao joelho. Essa lesão causa dor sempre que a perna é levantada, especialmente ao subir e descer escadas. É uma lesão bem comum, e geralmente bem dolorosa.

Como esta lesão acontece devido a um processo inflamatório agudo no ligamento, ela não é uma lesão permanente; há opções de tratamentos. Mas a melhor notícia é que há formas de prevenir a Síndrome da Banda Iliotibial!

Mas fique atento, essa é uma lesão que requer um tratamento completo, ela não desaparecerá sozinha com o tempo como outras lesões. Portanto a prevenção ainda é o melhor investimento que você pode fazer.

LEIA MAIS SOBRE O QUE É A SÍNDROME ILIOTIBIAL!



A questão é: como prevenir a Síndrome da Banda Iliotibial?

Há algumas medidas práticas que você pode tomar para prevenir a Síndrome da Banda Iliotibial. São dicas úteis para gerenciar os sintomas de dor quando eles aparecer e também para reduzir o risco de sua ocorrência.

• Adeque seus movimentos - Refinar sua técnica de corrida, quando você pratica esportes, pode reduzir a tensão na faixa iliotibial, e permitir menos tensão na perna em geral.
• Olhe bem por ande anda - Se você é corredor, precisa saber que o terreno em que você corre tem um grande efeito sobre seus joelhos e os músculos conectados a eles. Sempre que possível, opte por terrenos macios, como grama e trilhas de terra.
• Escolha o calçado adequado - E use palmilhas feitas sob medida, que são feitas para corrigir sua pisada, e são feitas após um exame que detalha as zonas de maior pressão no seu pé.
• Fortaleça seus músculos e articulações - Com o auxílio de um profissional, siga um programa que permita a prevenção de lesões e aumente seu rendimento.

A Bauerfeind tem uma linha completa de órteses que podem auxiliar você no tratamento e na prevenção desta e de muitas outras lesões.

 

Conheça as nossas indicações para o tratamento e prevenção da Síndrome da Banda Iliotibial.

Joelheira GenuTrain P3 Bauerfeind

A Joelheira GenuTrain P3 Bauerfeind alivia a dor e a inflamação causada pela Síndrome da Banda Iliotibial, ajudando a tratar as dores. Produzida com material respirável e de toque macio, é confortável e pode ser usada sob a roupa.

 

 

 

 

A joelheira possui o mecanismo de “strap” corretivo, a almofada em formato de anel deixa a patela segura em uma posição natural e confortável, prevenindo qualquer instabilidade ou torção. Além disso, ela exerce compressão moderada, o que promove massageamento muscular e redução de inchaço e dor, ajudando a relaxar os músculos para promover o alívio da dor.

 


A Palmilha Ortopédica Feita Sob Medida Bauerfeind também é um poderoso aliado na hora de prevenir a Síndrome da Banda Iliotibial.

Palmilhas sob medida que são feitas para corrigir sua pisada, e são feitas após um exame que detalha as zonas de maior pressão no seu pé. Além de serem flexíveis, seu núcleo inovador suporta os arcos dos pés e permitem um movimento natural entre os calcanhares. 

 

 

 

 

 

Voltar para o blog