História da Bauerfeind AG

De empresa familiar a multinacional

A história da empresa familiar começa nos anos 20 em Zeulenroda, a Este de Thuringia - local onde, outrora, praticamente todas as meias de compressão vendidas em todo o mundo eram produzidas.

1929 Bruno Bauerfeind dá início a uma empresa especializada na produção de meias de compressão médicas. Ele lidera a empresa até à sua morte, a Dezembro de 1944.

1939 A empresa possui já mais de 100 empregados.

1945 Rudolf Bauerfeind, filho do fundador, regressa do seu aprisionamento na Rússia e toma as rédeas da empresa.

1949 O ambiente político dos ocupantes soviéticos revela-se nocivo para o negócio. A Família Bauerfeind abandona Zeulenroda e dá início à sua reconstrução em Darmstadt-Eberstadt. 

Nos anos 60, Hans B. Bauerfeind desenvolve e modifica os processos de produção: entre outras mudanças, o neto do fundador da empresa modifica uma máquina de tricotar para que também pudesse ser utilizada para produzir o topo das meias. Desenvolveu, também, procedimentos para simplificar a produção de meias sem medida por costura.

1981 O desenvolvimento da órtese para o joelho GenuTrain® representa um dos pilares na história da empresa. Marca o início duma linha de produtos na qual o princípio de tratamento funcional passa das meias de compressão para órteses. Desde então, a GenuTrain® já comprovou o seu valor num incontável número de vezes.

1984 A Bauerfeind estabelece sua primeira subsidiária fora da Alemanha - a Bauerfeind Österreich, na Áustria. Nos anos seguintes, mais empresas de distribuição foram estabelecidas na Europa e nos Estados Unidos.

1991 Hans B. Bauerfeind traz a empresa familiar de volta à sua cidade natal de Zeulenroda. A fabricante de meias de compressão, órteses, palmilhas e, desde 2001, componentes protésicos opera nacional e internacionalmente em quatro áreas de negócio do mercado. É criada a  nova sede da empresa em Zeulenroda, com um investimento significativo:

1994 o local de produção de meias de compressão mais atual na altura da sua criação;

1999 o Bauerfeind Innovation Center, área de pesquisa e desenvolvimento da empresa, começa a operar como Bauerfeind AG desde 2002;

2003 o centro de logística

2004 os novos edifícios administrativos. 

Março de 2009 a Bauerfeind é condecorada com cinco prêmios, graças ao elo entre o design e a inovação dos seus produtos: o iF gold award, o iF product design award e o red dot award. A órtese SofTec® Coxa é também honrada com o iF product design award e red dot award na categoria de design de produto. A decisão do júri em questão é tomada, tendo em base aspectos que transcendem as qualidades visuais. Aspectos como o grau de inovação, funcionalidade e durabilidade do produto são qualidades que têm muito mais peso na avaliação e na tomada de decisão posterior.

2010 Os Jogos Olímpicos de Inverno de Vancouver marcam a primeira vez em que a Bauerfeind se apresenta como parceira oficial do comitê de organização olímpico, e, portanto, a primeira vez em que está à disposição de todos os atletas das diversas nações participantes.

2011 A Bauerfeind AG é condecorada com o prêmio para Melhor Empregadora da Alemanha no TOP JOB 2011. Nesse mesmo ano recebe inúmeros prêmios e elogios. A órtese MalleoTrain® Plus é honrada com o iF product design award e o red dot design award. A MalleoLoc® venceu o iF product design award e o Medical Design Excellence Award (MDEA) de prata. A honra pelo universal design award e o universal design consumer favorite foi entregue à sétima geração da GenuTrain®.

Janeiro de 2012: Thomas Bauerfeind, irmão de Beatrix Bauerfeind-Johnson, assumiu a diretoria da Bauerfeind AG e as áreas de finanças, recursos humanos e TI.

Verão de 2012: a Bauerfeind é parceira dos jogos olímpicos de Londres e auxilia nos cuidados médicos de todos os 10.500 atletas de 204 nações com uma equipe de técnicos próprios. Bandagens, órteses, meias de compressão medicinais e palmilhas ortopédicas foram usadas mais de 700 vezes.

Janeiro de 2013: a Bauerfeind torna-se parceira oficial de serviços da fundação alemã Stiftung Deutsche Sporthilfe, ampliando seu engajamento no esporte da Alemanha.

Fevereiro de 2014: a Bauerfeind auxilia nos cuidados médicos dos 2.900 atletas participantes dos jogos olímpicos de inverno de Sóchi com bandagens, órteses, meias de compressão e palmilhas. Quase 400 esportistas olímpicos de 54 dos 88 países participantes usaram este serviço.

Outubro de 2014: é criada a fundação familiar Prof. Hans Bauerfeind.

Junho de 2015: a Bauerfeind AG é reconhecida como uma das empresas de porte médio mais inovadoras da Alemanha.

Março de 2016: assinatura do contrato de parceria para os jogos olímpicos de 2016 no Rio por Carlos Nuzman, presidente do comitê organizador Rio 2016, e Thomas Bauerfeind, presidente da Bauerfeind AG.